Assinar
Batalha

Melhores pequenas e médias empresas portuguesas homenageadas na Batalha

A Gala PME Excelência 2021 “dá notoriedade às empresas que evidenciam os melhores desempenhos e indicadores de gestão e marcam a capacidade competitiva”

A Gala PME Excelência 2021, que distingue as melhores pequenas e médias empresas portuguesas, está marcada para esta quarta-feira, dia 14, no Exposalão – Centro de Exposições da Batalha.

Na cerimónia, promovida pela Agência para a Competitividade e Inovação (Iapmei), em parceria com o Turismo de Portugal, “é dada notoriedade às empresas que evidenciaram os melhores desempenhos e indicadores de gestão e marcam a capacidade competitiva”.

A entrega os galardões, com início às 10h00, conta com a presença do ministro da Economia e do Mar, António Costa e Silva, e do secretário de Estado do Turismo, Nuno Fazenda.

O Exposalão – Centro de Exposições da Batalha esteve para receber a cerimónia de entrega dos prémios PME-Excelência 2019, mas a pandemia impediu que isso acontecesse – a data prevista era 10 de março de 2020.

No ano seguinte, ainda sem cerimónia pública, o estatuto PME Excelência (referente a 2020 e divulgado em 2021) distinguiu 214 empresas do distrito de Leiria, que representam um volume de negócios de 903,2 milhões de euros e empregam 6.380 trabalhadores, segundo o Iapmei, que instituiu o prémio há 13 anos.

O resultado líquido das galardoadas somou 110,3 milhões de euros, um capital próprio de 515,1 milhões e as exportações foram no valor de 179,5 milhões de euros.

Em termos médios, as empresas do distrito de Leiria, que se “destacam pelos melhores desempenhos económico-financeiros e de gestão, e se mostram capazes de atingir altos padrões competitivos”, faturaram 4,2 milhões de euros, atingiram um resultado líquido de 515,4 mil euros, possuem um capital próprio de 2,4 milhões de euros e as suas exportações foram de 839 mil euros. Em média, cada uma ocupa 30 trabalhadores.

No ordenamento por distritos, Leiria está na quinta posição, com um peso de 7,5%, atrás de Porto, Lisboa, Braga e Aveiro; quatro regiões que no conjunto detêm 1.956 dos 2.865 estatutos PME-E 2020, com um peso de 68,3% no resultado nacional.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados