Assinar


Sociedade

Moradores regressam a casa após deslizamento de terra em Leiria

Por precaução, moradores foram retirados do edifício na madrugada de segunda-feira.

foto do edifício na rua de são miguel evacuado após deslizamento de terras na encosta do cemitério

Os moradores que foram deslocados na madrugada de segunda-feira, devido ao deslizamento de terra junto a um edifício na rua de São Miguel, em Leiria, vão regressar hoje a casa, disse à agência Lusa o vereador da Proteção Civil.

Luís Lopes explicou que os serviços municipais vão proceder, durante o dia de hoje, à remoção da massa rochosa, que se desprendeu no talude do cemitério de Leiria, que acabou por cair nos terraços do edifício.

Por precaução, o incidente, que ocorreu na madrugada de segunda-feira, obrigou ao deslocamento de 11 moradores.

“Hoje à tarde vai realizar-se uma reunião entre os técnicos, o empreiteiro e os moradores para falar sobre os condicionalismos. Os moradores poderão regressar hoje, condicionados à não utilização da parte de trás do edifício”, adiantou Luís Lopes.

O edifício não sofreu quaisquer danos e os técnicos vão proceder a medidas complementares para garantir a estabilidade do talude.

O deslizamento resultou da forte precipitação em Leiria, que esta segunda-feira provocou inundações no centro da cidade. “Tivemos um episódio de precipitação forte e localizado, entre as 11h10 e 11h25. Foi registada uma acumulação de precipitação de 7 milímetros, o que significa que tivemos sete litros por metro quadrado em 15 minutos”, afirmou.

Comparando com os valores de referência da chuva da semana anterior, Luís Lopes referiu que a “precipitação em 24 horas nunca chegou a uma taxa deste género” e que para ter algo idêntico seria necessário ter “uma acumulação de 28 milímetros por hora”.

“Apesar deste nível de precipitação, passados dez a 15 minutos já não tínhamos acumulação da precipitação, o que permitiu manter a circulação rodoviária”, explanou.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.