Assinar


Sociedade

Secretária de Estado pede à população para ficar em casa devido ao mau tempo

O apelo foi feito a todos os portugueses. Todo o país está sob aviso amarelo até às 15 horas de amanhã devido à chuva.

A secretária de Estado da Proteção Civil lamentou hoje a morte de uma pessoa em Algés devido ao mau tempo e lançou um apelo à população para se manter o mais possível em casa.

“Que as pessoas se mantenham o mais possível em casa, restringindo movimentações na rua àquelas que são as deslocações absolutamente necessárias, e que se possam resguardar e que se possam também auto proteger”, pediu hoje a secretária de Estado da Proteção Civil, Patrícia Gaspar, na conferência de imprensa realizada em Carnaxide (Oeiras) pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) para fazer o ponto da situação sobre o mau tempo em Portugal.

O aviso à população foi feito a todos os portugueses, mas sobretudo àqueles que habitam nas zonas mais afetadas pelo mau tempo, designadamente nos distritos de Lisboa e Setúbal.

Patrícia Gaspar alertou as pessoas para que se mantenham atentas a todas as informações que vão sendo veiculadas pela comunicação social e que são emitidas pela ANEPC e também pelo Instituto do Mar e da Atmosfera (IPMA).

“É absolutamente fundamental que os conselhos que são dados pela Proteção Civil e todas as informações que são passadas pelas autarquias sejam escrupulosamente respeitadas”, apelou.

O mau tempo registado em Portugal na última noite já provocou 27 desalojados e 1.977 ocorrências, destacando-se o distrito de Lisboa com 913 ocorrências, segundo a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.

Chuva atingiu em 24 horas 63% dos valores de todo o mês de dezembro 

A chuva que caiu na última noite atingiu os 80 milímetros, cerca de 63% do valor esperado para o mês de dezembro, ainda assim longe dos 118 milímetros que caíram num só dia em 2008.

Patrícia Gomes, meteorologista de serviço no IPMA, disse à agência Lusa que a precipitação caída desde o final da tarde de quarta-feira “não tem nada de extraordinário, uma vez que é inverno e situações de chuva são bastante recorrentes nesta altura do ano”.

O que teve de extraordinário, explicou, foram “os valores que ocorreram em alguns locais, bastante elevados e que atingiram valores para avisos laranjas e pontualmente avisos vermelhos em alguns locais, numa hora e em seis horas”.

De acordo com a meteorologista, a situação deveu-se “a uma depressão centrada entre os Açores e o continente, ligeiramente cavada e que transporta uma massa de ar quente e instável e que acabou por afetar o território do continente e originou precipitação forte em alguns locais”.

Patrícia Gomes explicou que os valores médios de precipitação para todo o mês de dezembro rondam os 126 milímetros para Lisboa, valores que não foram atingidos, situando-se nos 80 milímetros em 24 horas.

“Se compararmos com outros episódios de precipitação em anos passados, estão relativamente longe dos maiores valores de precipitação ocorridos em 24 horas para a cidade de Lisboa”, disse, recordando o dia de 18 de fevereiro de 2008, quando se registaram 118 milímetros em 24 horas.

A meteorologista referiu que, para a noite de quinta-feira e madrugada de sexta-feira, está prevista “precipitação forte” e, devido a esta situação, alguns dos distritos que atualmente estão a alerta amarelo poderão ser elevados para avisos laranja.

Os distritos de Lisboa, Faro e Santarém estiveram até cerca das 2h30 de hoje em aviso vermelho, devido às previsões de chuva forte e trovoada, o mais grave de uma escala de três, é emitido sempre que existe uma situação meteorológica de risco extremo. Setúbal, Leiria e Beja foram colocados em aviso laranja e os restantes distritos em amarelo.

Os 18 distritos de Portugal Continental encontram-se hoje sob aviso amarelo, devido à previsão de chuva por vezes forte, podendo ser acompanhada de trovoada e de rajadas fortes de vento.

Entretanto, o IPMA anunciou prever um agravamento das condições meteorológicas na próxima noite, entre as 00h00 e as 9h00, nos distritos de Leiria, Santarém, Lisboa, Setúbal e Faro, tendo elevado o nível de alerta para “laranja” devido à precipitação por vezes forte, podendo ser acompanhada de trovoada e de rajadas fortes de vento.

Entre as 9 e as 15 horas, o aviso passa de novo a amarelo nestes distritos.

O aviso amarelo corresponde a uma “situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica”, enquanto o laranja a uma “situação meteorológica de risco moderado a elevado”.

Notícias atualizada às 16h30 com informação do IPMA sobre a previsão do agravamento das condições meteorológicas durante a noite em alguns distritos do país

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.