Assinar
Ambiente

Treze assinam constituição da Associação da Comunidade de Energia Renovável da Batalha

A ACER Batalha “passará a ter competências legais para produzir, consumir, armazenar, comprar e vender energia renovável aos e para os seus membros”

A constituição da ACER Batalha – Associação da Comunidade de Energia Renovável, a primeira do género no distrito de Leiria, está marcada para segunda-feira, dia 19, no cartório notarial da Batalha.

“É uma associação de direito privado e sem fins lucrativos, constituída por entidades públicas e privadas e que tem por finalidade contribuir para a melhoria da qualidade do ambiente e para o desenvolvimento sustentável no âmbito do território da Batalha”, explica o município.

Para isso, pretende “promover fontes de energia renováveis e a utilização racional de energia e dos recursos naturais”.

A ACER Batalha reúne 13 associados fundadores e “passará a ter competências legais para produzir, consumir, armazenar, comprar e vender energia renovável aos e para os seus membros”.

Pode ainda “partilhar e comercializar entre os associados a energia renovável produzida por Unidade(s) de Produção para Autoconsumo (UPAC). Poderá ainda aceder aos mercados de energia, incluindo de serviços de sistema, tanto diretamente como através de agregação”.

“Apesar de ter sido um longo e complexo processo, estamos agora em condições plenas para arrancarmos com este relevante projeto que pretende oferecer melhores condições – quer de produção quer de distribuição – de energia às entidades aderentes desta associação”, destaca o presidente da Câmara da Batalha, Raul Castro.

A cerimónia está marcada para as 10 horas.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.