Assinar


Cultura Exclusivo

A Música Portuguesa a Gostar Dela Própria foi a Pombal gravar o “terroir” do Barrocal e gostou

Foi “um dia memorável” para quem guarda na memória a tradição do Sicó, acredita Tiago Pereira, que veio à região fixar em vídeo a cultura popular daquele território.

No domingo, 22 de janeiro, de viagem entre Montemor-o-Novo, onde gravaram três dias, e Serpins, na Lousã, casa d’A Música Portuguesa a Gostar Dela Própria, Tiago Pereira e Cristina Enes Garcia pararam em Pombal para registar manifestações da cultura popular. Em plena serra do Sicó e também num carvalhal junto à sede da AJEC Barrocal, filmaram vários intérpretes. Nesta foto, Fernando Ferreira toca concertina e Gracinda e Francisco Gonçalves dançam no bosque vizinho à AJEC

Gracinda Gonçalves pousou o pedaço de leitão, limpou as mãos e veio falar com o REGIÃO DE LEIRIA. Estava radiante: o lanche na sede da AJEC Barrocal fechava com chave de ouro o domingo especial daquela comunidade de Pombal. À tarde, A Música Portuguesa a Gostar Dela Própria (MPGDP) andou por lá, a registar o património musical de transmissão oral. E Gracinda cantou, dançou e vibrou, na flor dos seus 75 anos.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados