Assinar


Leiria

Câmara de Leiria vai disponibilizar cobertores e sacos-cama a cidadãos sem-abrigo

Segundo a vereadora Ana Valentim, estão atualmente identificadas 20 pessoas a residir em casas abandonadas em Leiria.

pessoa a segurar uma pilha de mantas

 A Câmara de Leiria vai disponibilizar cobertores e sacos-cama a pessoas em situação de sem-abrigo, na sequência da previsão de descida significativa da temperatura nos próximos dias, disse hoje à agência Lusa a vereadora Ana Valentim.

“Vão ser disponibilizados cobertores e sacos-cama através dos Bombeiros Sapadores”, afirmou Ana Valentim, referindo que, “presentemente, estão identificadas 20 pessoas, a residir, essencialmente, em casas abandonadas”.

A autarca, que tem, entre outros, os pelouros do Desenvolvimento Social e da Habitação, disse que o número de pessoas em situação de sem-abrigo “não aumentou significativamente” e que “esta população é muito oscilante”.

Em janeiro de 2021, eram 16 as pessoas nesta situação a viver em Leiria.

Ana Valentim declarou que o município de Leiria, desde 2019, tem “em funcionamento o projeto ‘Housing First’ em parceira com a InPulsar, que possui o objetivo de inserir socialmente as pessoas em situação de sem-abrigo, através de uma resposta habitacional”.

Este projeto está a ser financiado pela Câmara, empresa Lusiaves e Segurança Social.

“Por outro lado, foi implementado o Núcleo de Planeamento e Intervenção Sem-Abrigo constituído por uma rede de parceiros que, dentro de várias áreas, procura dar resposta à integração efetiva destas pessoas, seja na área da saúde, emprego e formação profissional”, acrescentou a vereadora.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados