Assinar
Desporto

Dakar: João Ferreira consegue segundo lugar na etapa de hoje

Esta é a primeira participação do campeão nacional e da Europa de todo o terreno no rali Dakar.

Já diz o provérbio “Depois de tempestade, vem a bonança”. E foi exatamente isso que aconteceu hoje, na etapa do Dakar, ao leiriense João Ferreira.

O estreante, naquela que é considerada a prova mais dura do mundo em todo-o-terreno, conseguiu a segunda posição na categoria T3 (SSV), o que lhe vai permitir melhorar a classificação geral e numa altura em que mais de 40 pilotos ainda estavam a realizar a prova.

“Foi uma etapa muito boa e o resultado é muito saboroso. Depois de dois dias muito difíceis e que mexem com o nosso psicológico e físico, acaba por ser uma boa forma de tirar a pressão. Estamos neste Dakar para ganhar mais consistência, aprender e evoluir e tanto os bons como os maus resultados são importantes para o nosso futuro nesta e noutras provas. Queria agradecer a todos pelas mensagens de apoio ao longo dos últimos dias e deixar um agradecimento especial ao Filipe Palmeiro que continua a trabalhar de uma forma super profissional, mesmo apesar de estarmos muito distantes dos lugares cimeiros na classificação geral”, explicou João Ferreira. 

Ontem, João Ferreira teve problemas logo no início da especial e chegou ao bivaque já durante a noite, mas acabou por sair na 43.ª posição na linha de partida.

Quanto a Ricardo Porém, que ontem foi 6.º, concluíu a distância de 425 km, dos quais 148 km de ligação, em torno de Ha’il, na 15.ª posição, subindo ao 18.º lugar da geral.

“Acima de tudo, temos de festejar o excelente resultado do João nesta sua primeira aventura no Dakar, que assim regista o primeiro pódio da história da equipa. A nossa especial foi algo caricata, uma vez que na primeira fase, para ultrapassar as grandes dunas, o carro consumiu mais combustível do que o previsto e acabamos por ter de fazer muito quilómetros sem o modo stage ativo para o poupar. Mais tarde a proteção inferior do carro e uma transmissão também nos deram alguns problemas. Mas ainda falta muito Dakar”, comentou Ricardo Porém.

As dunas gigantes de Ha’il vão continuar a marcar o horizonte dos pilotos que estão a participar no Dakar. A 5.ª etapa, agendada para amanhã, dia 5, naquele que é o segundo loop entre Ha’il e Ha’il, vai ter 645 km, dos quais 373 km de especial.

(atualização do artigo às 18h27 do dia 4 de janeiro de 2023, com declarações dos pilotos e classificação final da etapa)

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.