Assinar


Leiria

Encosta do Castelo de Leiria ganha 500 arbustos e 80 novas árvores

Autarquia vai proceder à retirada de 25 árvores consideradas invasoras e plantar 80 freixos e salgueiros.

A paisagem vai mudar. A encosta do Castelo de Leiria vai receber 80 árvores e 500 arbustos, com o objetivo proteger o ambiente natural junto ao monumento.

A intervenção está relacionada com os trabalhos de requalificação paisagística que ali estão a decorrer desde setembro passado e resulta da deteção de “uma grande proliferação das espécies ali existentes, que danificam as ruínas e as construções arqueológicas da zona, para além de prejudicarem também a flora autóctone”, explica a autarquia em comunicado.

As novas espécies vão “substituir” 25 árvores que ali existem atualmente e que “sendo a grande maioria considerada espécie invasora, como é o caso das acácias e dos ailantos”, “será necessário retirar este arvoredo de rápida propagação”.

Quando concluída a plantação, será possível identificar no parque da encosta do Castelo, “uma área considerada de elevada preponderância dada a sua localização em cenário citadino e o seu valor patrimonial e histórico”, 50 exemplares de freixos, 30 salgueiros, 100 aroeiras, 100 marmeleiros, 100 abrunheiros-bravos e 200 pilriteiros.

A intervenção no parque da encosta do Castelo está orçamentada em 1,3 milhões de euros e deverá estar concluída no segundo semestre deste ano. Abrange o espaço verde, a Fonte do Pocinho e a reabilitação das edificações municipais do antigo horto municipal e prevê a criação de pequenos percursos para ligar diversos pontos de interesse, além da criação de zonas de estadia, atividade física e de circulação.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados