Assinar
Leiria

Escolas do concelho de Leiria evitam desperdício têxtil de 1,6 toneladas

As peças de vestuário recolhidas vão ser reutilizadas e doadas ou transformadas em matéria-prima para criar novos produtos, numa lógica de economia circular.

Os primeiros dois meses do projeto piloto “Se não vestes, Valoriza!”, em Leiria, traduziram-se na recolha de 1,6 toneladas em peças de vestuário que foram desviadas do aterro e vão ganhar uma nova vida.

O Município de Leiria, o único participante no distrito inscrito na iniciativa da ToBeGreen e o único entre Lisboa e Albergaria-a-Velha, apresentou a ação em outubro passado e juntou 19 escolas ao desafio, com a missão de combater o desperdício têxtil no concelho, valorizando-o, com vista a uma gestão sustentável dos materiais, promoção de uma economia circular, e redução de resíduos enviados para aterro, bem como, dos respetivos custos.

Feitas as primeiras recolhas, no total, foram contabilizados 1.635,28 quilos de roupa. No top5 das instituições que mais têxtil recolheram, neste período, estão o Jardim do Fraldinhas e Casa da Árvore, com 359,46 kg; a Escola Básica 2/3 de Marrazes com 242,28 kg; o Centro Escolar de Monte Redondo com 183,08 kg; a Escola Básica Integrada de Colmeias, com 179,62 kg; e a Escola Básica 1 de Marrazes, com 113 kg.

“Neste desafio, com o qual Município de Leiria pretende mudar a realidade do desperdício, os têxteis serão reciclados, dando origem a novos artigos, que reintroduzidos na cadeia de valor, contribuem para a redução do impacto ambiental”, explica a autarquia em nota de imprensa.

Cada ponto de recolha tem contentores específicos para depositar o vestuário e têxtil, por toda a comunidade escolar. Posteriormente é recolhido e processado pela ToBeGreen, nos seus centros de tratamento e valorização de resíduos.

É feita uma triagem, separando a roupa em bom estado para ser reutilizada e doada, das peças em fim de vida de acordo com o tipo de tecido e cores para serem transformadas em fio ou feltro.

O produto final servirá de matéria-prima para novos produtos, numa lógica de economia circular, que, em função da quantidade recolhida se traduz em pontos acumulados e permitirá trocar os pontos alcançados por novos produtos para os estabelecimentos de ensinos participantes, nomeadamente  t-shirts, polos, gorros, como também cabides – produzidos a partir de máscaras descartáveis -, suportes para telemóveis, pastas para documentos ou ipad, jogos e animais em feltro.

A rede criada no Município inclui ainda um ponto de recolha no edifício dos Paços do Concelho, outro no edifício da antiga cooperativa, onde estão instalados serviços do Município, no quartel dos Bombeiros Sapadores e nos SMAS de Leiria, estando prevista a colocação nos espaços municipais na Guimarota..

Podem ser entregues quaisquer peças de vestuário e têxteis lar, excepto roupa interior, sapatos, malas, acessórios e artigos com pelo.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados