Assinar


Sociedade

Faleceu o cónego Américo Ferreira, ex-reitor do Seminário de Leiria

Américo Ferreira faleceu esta terça-feira, aos 89 anos, no Hospital da Universidade de Coimbra.

Diocese Leiria-Fátima

O cónego Américo Ferreira, sacerdote da diocese de Leiria-Fátima e ex-reitor do Seminário de Leiria, faleceu hoje, dia 17, aos 89 anos no Hospital da Universidade de Coimbra, onde estava internado desde a semana passada.

Segundo nota da diocese de Leiria-Fátima, a missa fúnebre será realizada esta quinta-feira, dia 19, pelas 11h30 na Sé de Leiria, presidida pelo bispo José Ornelas. O corpo segue depois para a igreja de Vermoil, onde haverá missa às 15 horas. O velório terá lugar na igreja do Seminário de Leiria amanhã a partir das 18 horas.

A diocese lembra o cónego como “um homem de trato muito cordial e de boa disposição, a quem agradava cultivar a amizade e a convivialidade. Por onde passou, deixou marcas inesquecíveis da sua relação, sensibilidade, entrega e qualidade do seu serviço e das suas palavras. A Igreja de Leiria-Fátima encontrou nele um generoso e dedicado ministro sagrado, polifacetado, com uma marca cultural indelével quer na escrita quer nas intervenções no património cultural diocesano”.

Américo Ferreira nasceu em Vermoil, concelho de Pombal, a 25 de janeiro de 1933. Entrou para o Seminário de Leiria em 1945, tendo concluído o curso de teologia em 1956. Foi ordenado presbítero na catedral de Leiria e recebeu a nomeação de coadjutor da paróquia da Freixianda no mesmo ano.

Em 1957, foi nomeado pároco do Alqueidão da Serra, função que desempenhou até 1971, ano em que lhe foram confiados os serviços de capelão militar em Leiria e de professor de religião e moral católica, no Colégio da Cruz da Areia. Em 1973, passou a integrar a equipa formadora do Seminário de Leiria, como prefeito e professor. Entre 1979 a 1982, frequentou a Universidade de Navarra (Pamplona, Espanha), onde concluiu o doutoramento em teologia.

No ano de 1984, foi nomeado reitor do Seminário de Leiria, função que desempenhou até 1996. Neste ano, aceitou ainda a nomeação de chanceler da Câmara Eclesiástica, cargo em que se manteve até final de 2015, quando passou à condição de emérito.

Américo Ferreira realizou ainda outras funções na Igreja, que lhe valeram um galardão do Município de Leiria, em 1987, e a medalha de prata de mérito atribuída pela autarquia de Pombal, em 2006.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados