Assinar
Sociedade

Frio obriga IPMA a prolongar aviso amarelo até amanhã em Leiria

Distrito regista esta terça-feira temperaturas negativas. Partilhe com o REGIÃO DE LEIRIA algumas imagens do frio que se regista esta manhã na região.

Leiria amanheceu com temperaturas baixas e muito gelo Joaquim Dâmaso

Luvas, gorro, cachecol e casacos bem quetinhos. Era este o cenário ao início da manhã, em Leiria, de quem arriscou sair de casa a pé.

Os termómetros baixaram até valores negativos durante toda a madrugada e o dia amanheceu com vários tons de branco nos jardins, canteiros e em vários veículos que permaneceram na rua nas últimas horas.

Veja a fotogaleria no final do artigo.

O fenómeno, próprio do inverno, resulta do aviso amarelo emitido no início da semana para o distrito de Leiria, pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), devido à descida acentuada das temperaturas. O aviso deverá manter-se até às 7 horas de amanhã, quarta-feira, dia 25.

De acordo com o IPMA, o tempo frio, que deverá manter-se até ao final da semana, é causado por um anticiclone localizado no norte da Europa, estendendo-se em crista até ao Atlântico”, transportando “uma massa de ar frio continental para a Península Ibérica”.

Esta terça-feira, dia 24, as temperaturas na capital de distrito atingiram valores negativos, -1 ºC, o mesmo valor que no concelho de Castanheira de Pera, ainda que, no norte do distrito, a sensação térmica representasse o equivalente a -4 ºC. Amanhã, Castanheira de Pera terá os termómetros a marcar -2ºC e na quinta-feira são esperados 0 graus de temperatura mínima na maioria dos concelhos do distrito. Na sexta-feira, o valor mais baixo que se irá registar sobe para 2 graus centígrados.

Já as temperaturas máximas deverão variar entre 12 e 13 ºC ao longo dos próximos dias.

Como tirar o gelo do pára-brisas do carro, de forma segura?

Com o tempo frio, a formação de gelo no pára-brisas do carro é uma das maiores dificuldades para muitas das pessoas que deixam o veículo na rua.

Para ajudar nesta tarefa que, por vezes, se revela uma verdadeira dor de cabeça, e fazê-lo depressa e sem causar danos, há alguns conselhos que deve seguir.

Nesta altura do ano, a Guarda Nacional Republicana (GNR) dá algumas indicações. Segundo o Comando Territorial de Leiria, em partilha na página de Facebook, deve usar um descongelante para garantir a visibilidade durante a condução e é possível criar o produto em casa.

Como? Basta juntar água e vinagre num recipiente ou então água e álcool, sendo que para duas porções de água, deve-se colocar uma de vinagre ou de álcool.

Outra alternativa é raspar o gelo do vidro utilizando um cartão de plástico, daqueles que guardamos na carteira.

A GNR informa ainda que não se deve colocar álcool ou vinagre no depósito de água do limpa pára-brisas. O produto deve ser pulverizado diretamente no vidro.

Várias camadas de roupa e bebidas quentes

Devido à situação meteorológica, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) também emitiu alguns alertas para potenciais riscos, nomeadamente “intoxicações por inalação de gases, devido a inadequada ventilação em habitações onde se utilizem aquecimentos como lareiras e braseiras”, assim como para incêndios, resultantes da “má utilização de lareiras e braseiras ou de avarias em circuitos elétricos”.

A ANEPC pede igualmente especial atenção aos grupos populacionais mais vulneráveis – crianças, idosos e pessoas portadoras de patologias crónicas e população sem-abrigo -; para a circulação em pisos que se podem apresentar escorregadios e para a eventual formação de lençóis de água e gelo, bem como para o aumento do risco associado ao tráfego rodoviário, quer pela queda de neve nas vias, quer pela formação de gelo.

A ANEPC recorda que o eventual impacto destes efeitos pode ser minimizado através da adoção de comportamentos adequados, como evitar a exposição prolongada ao frio e às mudanças bruscas de temperatura.

Para isso, é também importante que os cidadãos usem várias camadas de roupa, folgada e adaptada à temperatura ambiente; proteger as extremidades do corpo; recorrer a calçado quente e antiderrapante; e ingerir sopas e bebidas quentes.

Deve também ser dada especial atenção para os aquecimentos com combustão (braseiras e lareiras), que podem causar intoxicação devido à acumulação de monóxido de carbono e levar à morte. E ainda para a necessidade de assegurar uma adequada ventilação das habitações, evitar o uso de dispositivos de aquecimento durante o sono, desligando sempre quaisquer aparelhos antes de se deitar, bem como não sobrecarregar tomadas e/ou extensões elétricas.

Leia também as recomendações da Direção-Geral da Saúde, disponíveis aqui.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados