Assinar
Leiria

“Heróis da fruta” chegam hoje a 80 escolas do distrito

Projeto pretende promover o aumento do consumo diário de frutas e legumes nas escolas.

Alunos das turmas inscritas vão ser incentivados a melhorar os seus hábitos alimentares APCOI

Em oito dezenas de escolas no distrito de Leiria e em centenas de todo o país, arranca esta terça-feira, a 12ª edição da iniciativa “Heróis da Fruta”.

No total, são 3.649 turmas de 1.430 estabelecimentos de ensino de todos os distritos e regiões do país, incluindo Açores e Madeira que se envolvem no projeto que pretende promover o aumento do consumo diário de frutas e legumes nas escolas.

De acordo com a pela Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil (APCOI), responsável pelo projeto lançado em 2011, este ano estão envolvidos estabelecimentos de ensino de 216 dos 308 municípios portugueses.

Lisboa é o distrito onde se regista o maior número de escolas inscritas (287), seguindo-se o distrito do Porto (217), Setúbal (132), Braga (108), Faro (93), Leiria (80), Santarém (74), Aveiro (72), Coimbra (62), Viseu (47), Viana do Castelo (42), Beja (36) e Évora (36), Açores (28),Castelo Branco (24), Portalegre (22) e Madeira (22), Vila Real (20), Guarda (15) e Bragança (13).

Se pretender conferir se a escola do seu educando está integrada no projeto, pode conferir a listagem das escolas envolvidas.

“Nas próximas semanas, os alunos das turmas inscritas vão ser incentivados a melhorar os seus hábitos alimentares através do método ‘Heróis da Fruta’”, refere nota da APCOI.

Em concreto, vão ser disponibilizados, gratuitamente, às escolas, “materiais educativos protagonizados por um grupo de personagens-modelo que ganham ‘superpoderes’ quando ingerem ‘superalimentos’”.

Na última década, “mais de meio milhão de alunos já melhoraram os seus hábitos alimentares diários com a participação no projeto Heróis da Fruta com resultados cientificamente comprovados por investigadores do Instituto de Saúde Ambiental (ISAMB) da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL)”, reforça a associação.

Ainda de acordo com os dados hoje avançados pela Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil, 40% das crianças que participam pela primeira vez no projeto, “atingem o consumo das porções diárias recomendadas pela OMS de frutas e legumes, em apenas 5 semanas. Após 10 semanas, essa percentagem aumenta para 60%”.

“As escolas que repetem o programa no ano letivo seguinte”, reforça a associação, “alcançam mais de 90% da turma em apenas 2 semanas, incluindo alunos que não tinham adotado essa rotina de alimentação saudável no primeiro ano”.

Mário Silva, presidente da APCOI, citado na nota de imprensa, afirma que “96% dos professores participantes em edições anteriores consideram que seria muito benéfico para a saúde das crianças se o projeto Heróis da Fruta fosse implementado em todas as escolas portuguesas”. O responsável lembra ainda que a iniciativa conta com o apoio dos Supermercados Aldi, Lusíadas Dental e Maçã de Alcobaça.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados