Assinar
Sociedade

Leiria registou 108 ocorrências entre inundações, quedas de árvores e deslizamentos de terra

Diversas ruas estão ou foram temporariamente interditadas ao trânsito em vários pontos do distrito

Leiria foi um dos três distritos com maior registo de ocorrências Arquivo/Joaquim Dâmaso

Oito inundações, 12 operações de limpeza de via, dois cortes de estrada – um na rua António Costa Santos (que liga o largo Rainha Santa Isabel e a rua Tenente Valadim, em Leiria) e outro na rua Campos do Lis, entre Riba de Aves e Amor – foram algumas das ocorrências registadas durante a tarde no concelho de Leiria, devido ao mau tempo.

Segundo o balanço divulgado pela Câmara de Leiria, verificou-se ainda, até às 18h40, um movimento de terras, junto ao Lis Hotel (Regueira de Pontes) – que obrigou por precaução ao corte da via entre a rotunda da A17 e os campos do Lis -, uma queda de estrutura, quatro ocorrências de transportes de animais e nove situações de emergência pré-hospitalar.

Já noutros pontos do distrito, a GNR reportou durante a tarde o corte de duas estradas, devido à queda de um muro em Alfeizerão (Alcobaça) e ao transbordo de uma ribeira em Atouguia da Baleia (Peniche), respetivamente. Segundo a GNR, o túnel de acesso à Zona Industrial da Marinha Grande esteve também temporariamente interdito devido ao alagamento da via.

Entre as 11h52 – hora do primeiro alerta devido ao mau tempo – e as 20 horas, o Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil (CSREPC) de Leiria contabilizou no distrito de Leiria 108 ocorrências, a maioria relacionadas com inundações, além de quedas de árvores, deslizamentos de terras e alagamento de vias locais e municipais, não havendo registo de feridos.

Uma inundação no rés-do-chão de uma habitação no lugar de Picheleiro, freguesia de Marrazes e Barosa, levou ainda os moradores a saírem de casa, tendo ficado alojados em casa de familiares.

Segundo dados da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), que registou 840 ocorrências em todo o país entre as 00 horas e as 18h10.

Leiria foi um dos três distritos mais fustigados pela chuva intensa ao contabilizar 104 ocorrências. Viana do Castelo registou o dobro (208) e o Porto 193.

A ocorrências “que geram mais preocupação” aconteceram no distrito de Viana do Castelo, adiantou fonte da ANEPC à Lusa, frisando não ter conhecimento de feridos, “com exceção da situação de Carcavelos”, praia no concelho de Cascais, no distrito de Lisboa, onde o telhado de uma pizzaria voou, pelas 13h45 de hoje, atingindo uma pessoa que teve que ser hospitalizada com ferimentos ligeiros.

No entanto, há a registar “vários danos patrimoniais”, em parte de “veículos arrastados” pelas águas.

O responsável da ANEPC referiu que na faixa litoral entre Lisboa e Viana do Castelo, a situação meteorológica “irá desanuviar nas próximas horas”, continuando a chover, “mas de forma menos intensa”.

Com Lusa

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.