Assinar


Cultura

Museu de Leiria celebra diversidade musical no ciclo de concertos “Capítulo”

O ciclo de concertos arranca hoje, domingo, às 18h30, com “There ‘s No Knowing”, projeto que junta o piano de Joana Gama à eletrónica experimental de Luís Fernandes

O piano de Joana Gama e a eletrónica experimental de Luís Fernandes juntam-se hoje no Museu

A diversidade musical visita o Museu de Leiria no ciclo de concertos “Capítulo”, que arranca este domingo e se estende até ao final de 2023 na Sala do Capítulo do antigo Convento de Santo Agostinho.

Promovido pela produtora Omnichord e pela Câmara de Leiria, “Capítulo” consiste num ciclo de apresentações com “propostas menos óbvias”, música que nasce de encontros vários, com artistas como, por exemplo, Joana Gama, Raquel Ralha, Paulo Bernardino ou Selma Uamusse.

Aproveitando meses em que “as condições climatéricas se mostram habitualmente mais adversas”, pretende-se atrair o público ao Museu de Leiria em seis finais de tarde de domingo, para concertos num espaço cheio de história, onde serão apresentados “quadros vivos sob a forma de concertos de explorações e/ou fusões de diversas linguagens musicais”, avança a Omnichord em comunicado.

O projeto explora “novas dinâmicas e novas redefinições de lugar”, procurando “novas práticas e discursos” através do desafio a limites “antes preestabelecidos”.

O Museu de Leiria procura, ao abrir portas a um ciclo de concertos com estas características, a “fusão das diversas linguagens artísticas, criando discursos próprios e disruptivos”.

Até ao local dos concertos, os espetadores percorrem o circuito expositivo, numa “visita relâmpago” que se pretende “potenciadora de novas visitas futuras desse mesmo público àquele espaço museológico”.

O ciclo de concertos “Capítulo” arranca hoje, domingo, às 18h30, com “There ‘s No Knowing”, projeto que junta o piano de Joana Gama à eletrónica experimental de Luís Fernandes. A entrada é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia.

A 12 de fevereiro os Seiva mostram no Museu de Leiria a folk com formato contemporâneo de canção e a 12 de março a Sala do Capítulo recebe a fusão jazz Maneta & Bernardino & Ramalhais.

Para a reta final de 2023, estão anunciadas as atuações das guitarras virtuosas de Mano a Mano (22 de outubro), a junção de vozes, samples e guitarras entre Selma Uamusse e Toino Fortune em Knot3 (12 de novembro) e o encontro da indie e alternativa com Raquel Ralha e Pedro Renato (10 de dezembro), sempre na Sala do Capítulo.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.