Assinar
Mercado

Óbidos investe em projetos de promoção do empreendedorismo e da economia

Edifício multisserviços, fora das muralhas, orçado em 1,5 milhões de euros, terá um check-in para as unidades hoteleiras

A construção de um edifício multisserviços, a Praça da Criatividade e os projetos que envolvem os Armazéns do Vinho de A-da-Gorda e a Casa dos Seixos, na Amoreira, encontram-se entre as iniciativas prioritárias na área económica do Município de Óbidos.

Na sessão solene que assinalou o feriado municipal, nos Paços do Concelho, o presidente da autarquia, Filipe Daniel, destacou entre os investimentos previstos “a construção de um edifício multisserviços, fora das muralhas, orçado em 1,5 milhões de euros, que terá um check-in para todas as unidades hoteleiras dentro da vila e área de proteção da muralha”.

Além disso, albergará a Segurança Social, a conservatória e notário, as Finanças, a Agência de Modernização Administrativa e a Junta de Freguesia de Santa Maria, São Pedro e Sobral da Lagoa, “permitindo uma maior comodidade dos cinco serviços e mais fácil acessibilidade aos munícipes”.

Por outro lado, a Praça da Criatividade, que será uma “nova centralidade” de Óbidos, e que se encontra “muito perto da conclusão”, dará uma “resposta à capacidade criativa aliada aos produtos locais e da região, com uma forte ligação à boa gastronomia, vinho e literatura”.

Segundo o autarca, que discursava na quarta-feira, dia 11, a praça “contará com uma agenda cultural própria e permitirá experiências imersivas alusivas ao que de melhor existe no território”.

Ainda na área da economia e empreendedorismo, Filipe Daniel referiu que os Armazéns do Vinho de A-da-Gorda e a Casa dos Seixos, na Amoreira, “estão em fase de conclusão. São equipamentos destinados “ao desenvolvimento comunitário, que tem sido uma mais-valia no arranque de jovens empresários e empresas, ultrapassando já as centenas de casos de sucesso”.

O autarca dissecou ainda outras áreas, como a mobilidade e saneamento, saúde, ação social, desporto, cultura, património e ambiente, destacando os projetos e investimentos previstos ou em curso. Por exemplo, no primeiro caso, referiu a previsão de instalação de 300 lugares de estacionamento e carregamentos elétricos para viaturas, e novas casas de banho públicas em Arrifes, num investimento de 350 mil euros.

Na cerimónia foram atribuídas medalhas de mérito municipal aos médicos José Manuel Conceição e Emília Pinto e aos Guias de São Lourenço, neste caso recebida pelo diácono Raul Penha.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados