Assinar
Desporto

Ricardo Porém registou a melhor prestação portuguesa no Dakar

“Tanto eu como o João levámos mais longe o nome da nossa cidade, Leiria, e isso é também algo que me deixa muito feliz”, refere Ricardo Porém

O piloto de Leiria Ricardo Porém registou a melhor prestação portuguesa na categoria de veículos ligeiros no Dakar, alcançando o 12º lugar na prova que terminou este domingo, dia 15, “longe dos objetivos propostos”, mas com um resultado que “acaba por ser positivo”.

Já o Campeão Nacional de Todo-o-Terreno 2022, João Ferreira, fechou a sua primeira participação no Dakar com três pódios em etapas, duas vitórias entre os inscritos no Campeonato do Mundo de Rally-Raid (W2RC).

Os pilotos de Leiria, que estiveram inseridos na categoria dos Protótipos Ligeiros (T3), a que está em maior expansão no Dakar, ao volante de um X-RAID YXZ1000R TURBO PROTOTYPE SXS, cumpriram o maior objetivo de qualquer piloto que participa nesta maratona: terminar.

O Dakar foi concluído com quase cinco mil quilómetros de especiais, um prólogo e 14 etapas.

Nesta última etapa, que ligou Al-Hofuf a Dammam, João Ferreira alcançou um quinto lugar. “Foi uma etapa em que só pensámos em terminar o Dakar. Depois de uma prova com tantos altos e baixos não podíamos deitar tudo a perder no último dia”, refere, citado em comunicado.

“Desde o início desta aventura que reiterei que o meu grande objetivo era apenas e só terminar e subir ao pódio final. Para além disso conseguimos coisas muito bonitas e inesquecíveis”, adianta o Campeão Nacional que agora vai “preparar a temporada 2023 com tranquilidade e dentro dos objetivos que tenho para a minha carreira.”

Nesta derradeira especial, Ricardo Porém foi 10º e assinalou em Dammam o seu quarto Dakar. “Partimos para esta aventura com ambições e objetivos e estar aqui neste final de Dakar é muito importante. Ter feito parte desta primeira aventura da X-Raid e Yamaha nos SSV foi um grande orgulho e tenho de agradecer a todos os que viabilizaram esta participação”, refere.

“Tanto eu como o João levámos mais longe o nome da nossa cidade, Leiria, e isso é também algo que me deixa muito feliz”, adianta o piloto de Leiria, e que terminou o Dakar na 12ª posição entre os Protótipos Ligeiros.

O Rally Dakar foi a primeira prova do Campeonato do Mundo de Rally-Raid (W2RC). A próxima ronda desta competição é o Abu-Dhabi Desert Challenge (Emirados Árabes Unidos), que decorre entre os dias 26 de Fevereiro e o dia 3 de Março.

O campeonato é composto por um total de 5 provas, sendo as restantes três o Sonora Rally (México de 22 a 28 de Abril), Desafio Ruta 40 (Argentina 26 de Agosto a 1 de Setembro) e Rallye du Maroc (Marrocos de 12 a 18 de Outubro). 

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.