Assinar
Bombarral

Sismo de magnitude 3,4 sentido esta madrugada no sul do distrito

Epicentro do abalo sentido à 1h26 situou-se a oito quilómetros do Bombarral

Um sismo de magnitude 3,4 na escala de Richter, com epicentro oito quilómetros a sudoeste do Bombarral, foi registado esta madrugada, pela 1h26, adianta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) em comunicado.

No seu comunicado emitido há minutos, o IPMA informa que “de acordo com a informação disponível até ao momento”, o sismo desta madrugada “não causou danos pessoais ou materiais e foi sentido com intensidade máxima IV (escala de Mercalli modificada) nos concelhos de Caldas da Rainha (Leiria), Lourinhã e Torres Vedras (Lisboa)”.

O abalo sísmico foi ainda sentido “com menor intensidade nos concelhos de Óbidos, Peniche (Leiria), Alenquer, Arruda dos Vinhos, Cadaval, Cascais, Lisboa, Mafra, Sintra e Vila Franca de Xira (Lisboa)”.

Na escala de Mercalli modificada, o grau IV de intensidade equivale a um sismo em que os objetos suspensos baloiçam. A vibração é semelhante à provocada pela passagem de veículos pesados ou à sensação de pancada duma bola pesada nas paredes. Carros estacionados balançam. Janelas, portas e loiças tremem. Os vidros e loiças chocam ou tilintam. Na parte superior deste grau as paredes e as estruturas de madeira rangem.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.