Assinar
Ambiente

Comunidade de energia fornece Lar São Miguel e apoia 213 famílias carenciadas

A central fotovoltaica terá mais de 100 painéis, numa primeira fase, e quase 400 painéis adicionais, numa fase posterior, a colocar nos telhados da instituição

A Cleanwatts vai criar uma Comunidade de Energia Renovável (CER) com o Lar São Miguel, em Santiago de Litém, no concelho de Pombal, com o objetivo de “reduzir os custos relacionados com a energia e combater a pobreza energética de famílias carenciadas da região”.

A CER “não terá qualquer custo para o lar”, pois a empresa “assumirá todo o investimento”, e a sua central fotovoltaica será instalada nos telhados do edifício da instituição.

O Lar São Miguel conseguirá “um desconto médio de 53%, face à tarifa estimada para a energia da rede” e a CER “vai apoiar 213 famílias, que beneficiarão de uma tarifa social comunitária cerca de 30% inferior às atuais tarifas de mercado”, explica a Cleanwatts.

Para além da poupança na fatura energética, o Lar São Miguel “torna-se carbon-positive, gerando mais 571% de energia do que consome e evitando 81 toneladas equivalentes de CO2/ano. Além disso, vai aumentar a sua independência energética, pois 46% da energia consumida passa a ser proveniente da central solar (autoconsumo)”, adianta em comunicado.

“Vamos instalar uma central fotovoltaica com mais de 100 painéis, numa primeira fase, e quase 400 painéis adicionais, numa fase posterior, nos telhados do Lar São Miguel”, acrescenta a diretora de comunidades de energia da Cleanwatts, Maria João Benquerença.

“A CER do Lar São Miguel vai arrancar com a instalação dos painéis na instituição (produtor-âncora), após o que a Cleanwatts angariará consumidores na região, de preferência com afinidades sociais e perfis de consumo complementares ao do produtor-âncora”, explica a responsável.

“A CER poderá, posteriormente, crescer com a adesão de novos membros produtores, que tenham telhados ou terrenos com capacidade para expandir a potência fotovoltaica instalada. O impacto da comunidade poderá ainda crescer com a introdução de outras fontes de geração renovável, como eólica, biomassa ou hidroelétrica, por exemplo”, conclui Maria João Benquerença.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.