Assinar


Pedrógão Grande

Memorial às vítimas dos incêndios deverá estar concluído no segundo trimestre deste ano

O projeto é da autoria do arquiteto Eduardo Souto Moura.

A construção do memorial foi iniciada em 13 de setembro de 2021

O memorial às vítimas dos Incêndios de Pedrógão Grande, cuja conclusão esteve prevista para junho e, depois, outubro de 2022, vai estar terminado no segundo trimestre deste ano, informou hoje a Infraestruturas de Portugal (IP).

Numa informação escrita enviada à agência Lusa, a IP esclareceu que “as intervenções previstas no âmbito da empreitada estão praticamente todas executadas”.

“As últimas tarefas a realizar, que incluem plantações e sementeiras, só serão realizadas na altura da primavera, a época mais adequada, pelo que neste momento os trabalhos encontram-se suspensos”, explicou a empresa, adiantando que, “quando as condições meteorológicas o permitirem, os trabalhos serão retomados, o que permite antecipar que a conclusão da obra ocorra durante o segundo trimestre”.

O concurso público para a construção do memorial foi lançado em 10 de fevereiro de 2021. Orçada em 1.794.761,91 euros, a obra foi iniciada em 13 de setembro de 2021 e tinha um prazo de execução de 300 dias, que terminava no dia 10 de junho de 2022.

Contempla “a construção do memorial, os acessos rodoviários, que incluem uma zona de inversão de marcha para circulação proveniente de sul, e renovação da paisagem marginal da EN [estrada nacional] 236-1”, afirmou na ocasião fonte oficial da IP, em resposta a perguntas da agência Lusa.

Ao longo de cerca de dois quilómetros daquela estrada nacional, onde morreram muitas das vítimas dos incêndios de Pedrógão Grande, no distrito de Leiria, vão ser ainda “plantadas um conjunto de diferentes espécies arbóreas autóctones”, acrescentou.

A maioria do investimento (cerca de 1,4 milhões de euros) será aplicado na construção do memorial, referiu ainda.

A empreitada, denominada “Construção do memorial às vítimas dos incêndios de 2017”, é executada através do orçamento da empresa.

Em junho de 2022, quando passavam cinco anos sobre os incêndios de Pedrógão Grande, a Infraestruturas de Portugal divulgou que a obra deveria estar concluída até outubro, após atraso motivado pela falta de materiais.

Em 2019, numa sessão que se realizou no município de Castanheira de Pera, foi assinado um protocolo entre a Associação de Vítimas do Incêndio de Pedrógão Grande e a Infraestruturas de Portugal para a construção do memorial.

O projeto é da autoria do arquiteto Eduardo Souto Moura e será constituído por uma balsa de água ligada a uma fonte, simbolizando a vida e o nascimento.

“A água como purificação é um elemento transversal em todas as culturas e religiões”, afirmou na altura o arquiteto, salientando que a balsa de água desenhada tem a “dupla função de evocar o renascimento, que se pensa que vai acontecer e, se houver outro incêndio, os bombeiros têm onde ir buscar água”.

Os incêndios que deflagraram em 17 de junho de 2017 em Pedrógão Grande e que alastraram a concelhos vizinhos provocaram a morte de 66 pessoas, além de ferimentos a 253 populares, sete dos quais graves. Os fogos destruíram cerca de meio milhar de casas e 50 empresas. A maioria das vítimas mortais foi encontrada na EN 236-1, que liga Castanheira de Pera e Figueiró dos Vinhos.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados