Assinar


Peniche

Peniche investe 922 mil euros para reforçar abastecimento de água em Ferrel

Crescimento da freguesia justifica aposta do município para compensar deficitária pressão registada no fornecimento.

Torneira a jorrar água

A Câmara de Peniche decidiu lançar um concurso público de 922 mil euros para a construção de um reservatório de água e requalificação de outro existente, para reforçar o abastecimento na freguesia de Ferrel.

“É um projeto ambicionado há muito tempo”, afirmou sexta-feira, dia 17, o presidente da câmara, Henrique Bertino, na reunião pública.

A proposta foi aprovada por unanimidade pelo executivo municipal.

“A freguesia de Ferrel teve um exponencial crescimento nos últimos anos, pelo que se identificou a necessidade premente de construção de um novo reservatório elevado associada à reabilitação do reservatório existente”, com a respetiva ligação à rede existente, justificou o município na proposta, a que a agência Lusa teve acesso.

Segundo a autarquia do distrito de Leiria, o reservatório existente foi construído nos anos 60, abastece toda a freguesia, motivo pelo qual existe “deficitária pressão do abastecimento nos locais de cota mais elevada”.

O novo reservatório vai ter uma capacidade para 300 metros cúbicos, igual à do existente, capaz de abastecer edificações até três pisos da zona alta da freguesia.

A empreitada, com um prazo de execução de 18 meses, vai permitir “fixar a pressão nos locais de cota mais alta e setorizar o abastecimento em duas zonas”.

O projeto “visa dotar a localidade de um sistema eficaz de abastecimento, permitindo o seu fornecimento em condições de pressão e de caudal com as reservas necessárias, para o caso de qualquer avaria na rede pública”.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados