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Pombal

Requalificação da zona de interface de transportes de Pombal deverá ficar concluída em junho

Obras começaram esta semana com a demolição das instalações do antigo centro de formação da Cercipom.

CMP

A requalificação da zona de interface de transportes de Pombal, no distrito de Leiria, deverá estar concluída no final de junho, disse hoje à agência Lusa o vereador Pedro Navega.

“A nossa previsão é a de que ela [a obra] esteja pronta no final de junho de 2023”, afirmou Pedro Navega, adiantando que as tarefas preparatórias da empreitada começaram há “duas, três semanas” e “agora vão começar com os trabalhos”.

De acordo com nota de imprensa enviada às redações, a intervenção, que arrancou esta semana, incide numa “área atualmente condicionada pelas antigas instalações do centro de formação profissional da Cercipom”. A demolição deste espaço permite “promover a requalificação daquela zona urbana da cidade, reorganizando-a e criando uma praça de interface que comunica com a estação ferroviária, com a central rodoviária, com a futura paragem do Pombus (Rede de Transportes Públicos Urbanos) e táxis, com uma doca de bicicletas de utilização partilhada e com bolsas de estacionamento automóvel”.

Os trabalhos, orçados em cerca de 750 mil euros, englobam a reformulação das vias rodoviárias na ligação ao interface (zona frontal adjacente à central rodoviária), a criação de uma praça ajardinada, a implementação de uma nova ligação à bolsa de estacionamento na Urbanização das Cegonhas e a passagem inferior de acesso à estação ferroviária. Contemplam ainda o tratamento de taludes e a plantação de árvores de sombreamento.

A requalificação visa “promover a mobilidade e acessibilidade urbana e fomentar a utilização do transporte público urbano, bem como eliminar as barreiras físicas existentes”, lê-se na mesma nota.

Este foi o quarto concurso lançado para o interface de transportes na cidade de Pombal, que chegou a ter um preço-base de 2,5 milhões de euros.

Pedro Navega, que tem o pelouro das Obras Públicas, entre outros, recordou que vários procedimentos ficaram desertos, já no anterior executivo.

“Quando nós pegámos nisto, o processo teve de ser todo refeito, porque o grau de execução que era necessário não nos permitia cumprir com a candidatura que tínhamos ao Portugal 2020, que teria de terminar no final de junho de 2023”, referiu, explicando que, tendo o município um prazo reduzido, houve a necessidade de “encurtar, também, o volume de trabalhos”.

O vereador esclareceu que “a intervenção no edifício da rodoviária é, basicamente, o que caiu”, ressalvando que a autarquia vai tentar fazer uma intervenção ‘a posteriori’.

Salientou ainda que o mais importante é a ligação entre o edifício da rodoviária e a estação de caminho de ferro, assim como à bolsa de estacionamento que foi criada nas imediações.

A descida do preço do concurso deveu-se à redução do prazo e diminuição do volume de trabalho, precisou.

Em abril de 2022, a Câmara de Pombal anunciou o lançamento de um quarto concurso para requalificar a zona de interface de transportes na sede do concelho, por não ter sido possível, novamente, adjudicar a obra, disse então o vereador Pedro Navega.

“Apresentaram-se concorrentes, sendo que alguns disseram que o valor não era suficiente e outros apresentaram um valor superior ao preço-base. Nesse sentido, não era possível adjudicar a obra”, afirmou Pedro Navega.

Antes, tinham sido lançados outros dois, mas ambos ficaram desertos, tendo o projeto sido revisto.

“Neste momento, e tendo em conta que temos prazos a cumprir no âmbito da candidatura do PEDU [Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano], vamos fazer uma reformulação do projeto”, declarou, na ocasião, o autarca.

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