Assinar
Sociedade

Agitação marítima volta a colocar distrito de Leiria sob aviso amarelo

A Marinha e a Autoridade Marítima Nacional desaconselham passeios junto ao mar e pesca lúdica durante amanhã e sábado.

Mar agitado
Foto de Arquivo

O distrito de Leiria volta a estar sob aviso amarelo a partir das 9 horas de amanhã, devido à previsão de ondas de noroeste com quatro a cinco metros de altura.

O aviso emitido pelo IPMA para agitação marítima estende-se até às 6 horas de sábado, dia 18.

As previsões do IPMA apontam ainda para o regresso da chuva nos próximos dias e uma ligeira descida das temperaturas máximas, que deverão rondar os 17 graus amanhã e sábado. No domingo, dia 19, é esperado céu nublado e máximas a chegar aos 19 graus Celsius.

A Marinha e a Autoridade Marítima Nacional (AMN) alertam para uma ondulação que poderá inclusive atingir os sete metros, com um período médio a variar entre 11 e 15 segundos. “São esperados ventos provenientes do quadrante sudoeste, com uma intensidade média de até 55km/h e rajadas até 100km/h”, lê-se num comunicado.

Face ao aviso meteorológico, a Marinha e a AMN recomendam a população a ter alguns cuidados, nomeadamente a reforçar a amarração e manter uma vigilância apertada das embarcações atracadas e fundeadas; a evitar passeios junto ao mar ou em zonas expostas à agitação marítima; assim como a não praticar pesca lúdica, sobretudo junto às falésias e zonas de arriba.

O aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados