Assinar
Sociedade

Águas do Centro Litoral investe 3,8 milhões num novo furo para evitar falhas de abastecimento em Leiria

A obra deverá estar concluída dentro de um ano.

A ETA do Paúl tem uma capacidade de tratamento de 9,5 milhões de metros cúbicos ao ano e serve 135 mil habitantes Águas do Centro Litoral

A Águas do Centro Litoral (AdCL) anunciou ontem, dia 6, um investimento de 3,85 milhões de euros na construção de um novo furo e na remineralização de água bruta, de modo a evitar falhas no abastecimento em Leiria.

Sete anos após a inauguração do Complexo da Mata do Urso foi consignada esta segunda-feira a segunda fase do projeto, cujo objetivo é “manter a qualidade da água a fornecer ao Município de Leiria” e “criar redundância na rede”, disse o presidente da AdCL, Alexandre Tavares, numa cerimónia, ontem, na Estação de Tratamento de Água (ETA) do Paúl, em Monte Redondo, no concelho de Leiria.

“Não vamos captar mais água, mas vamos ter um novo furo, com capacidade, para que, se alguma coisa correr mal, não exista algum stress para o sistema. Ou seja, é um reforço da capacidade instalada para o caso de uma avaria ou de um pico de consumo no abastecimento de água a Leiria. É ter resiliência para disponibilizar a água que for necessária”, afirmou à margem do evento.

Confrontado sobre esta ser uma resposta a possíveis faltas de água, Alexandre Tavares explicou que este novo furo irá “preparar para que não existam”. “Já estávamos a bombar a 20 horas por dia, se houver uma avaria numa bomba ou num determinado furo” esta nova infraestrutura irá “permitir um maior conforto a repor os níveis”.

O investimento contempla ainda uma etapa de remineralização da água bruta, o que irá permitir “ter maior constância e controlo de todo o processo”, adiantou Alexandre Tavares.

“Não quer dizer que não exista, com esforço. Mas agora as coisas passarão a ser mais automáticas e mais reforçadas do ponto de vista aquilo que é a operação. Haverá aqui uma melhoria daquilo que é a capacidade de tratamento da água. Ou seja, será feita uma substituição do carbonato de sódio para o carbonato de cálcio no tratamento”, acrescentou o presidente da AdCL.

A obra deverá estar concluída dentro de um ano.

O presidente da Câmara de Leiria considerou este investimento “extremamente relevante para aquilo que é fornecimento de água no concelho de Leiria”, sendo “uma garantia para o futuro do concelho no fornecimento de água com qualidade”.

“É um investimento na lógica de um planeamento estratégico da AdCL, uma empresa que tem investido na água e saneamento na região”, disse Gonçalo Lopes, ao referir que a AdCL tem ainda previstos investimentos na Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) do Coimbrão.

“Deixo um desafio para que se pense que uma infraestrutura destas pode ser uma mais-valia na economia circular, já que é uma fonte de energia”, sublinhou.

A ETA do Paúl tem uma capacidade de tratamento de 9,5 milhões de metros cúbicos ao ano e serve 135 mil habitantes, informa a AdCL.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados