Assinar


Cultura

Alunos vão tocar o seu nome ao piano em projeto da Leiria Cidade Criativa da Música

Em cada escola, os alunos serão desafiados a ‘tocar’ o seu nome num teclado, fazendo corresponder cada letra às teclas onde previamente, de forma aleatória, será colado um alfabeto.

LCCM

Alunos de cinco estabelecimentos escolares do concelho de Leiria vão experimentar tocar piano num projeto que o município e a Cidade Criativa da Música promovem a partir de quarta-feira e que se estende até 2024.

“O som do teu nome – O piano vai às escolas” vai fazer circular um piano acústico doado à Câmara de Leiria durante este e o próximo ano letivo por cinco escolas e agrupamentos onde estão matriculados quase cinco mil alunos entre os 10 e os 17 anos, revelou a Leiria Cidade Criativa da Música.

“A ideia é fazer passar o piano por várias escolas diferentes e os miúdos poderem tocar um instrumento musical na vida, proporcionar essa experiência, que nem sempre acontece, sobretudo com um piano acústico, que é muito raro – só se apanha nas escolas de música e nos conservatórios”, explicou à agência Lusa o coordenador da Leiria Cidade Criativa da Música (LCCM).

Para Daniel Bernardes, “esse primeiro contacto [com o piano] já é uma vitória” e “exemplifica bem o papel que uma Cidade Criativa da Música deve ter no sentido de criar aqui várias pontes entre diversos intervenientes da sociedade civil”.

Em cada escola, os alunos serão desafiados a ‘tocar’ o seu nome num teclado, fazendo corresponder cada letra às teclas onde previamente, de forma aleatória, será colado um alfabeto.

“Vamos convidar os miúdos a ‘tocarem’ o seu nome no teclado – ver qual é a tecla que corresponde ao nome deles. E depois tocam esta melodia. Isto dá-lhes um pequeno jogo que permite um estímulo intelectual um bocadinho mais sofisticado do que o simples sentar e tocar”, notou o responsável da LCCM, que é também pianista e compositor.

Além desse contacto com o piano, a intenção é convidar os participantes a gravarem vídeos da experiência e a partilharem-nos nas redes sociais da LCCM.

“Isto tem potencial para que, no futuro, tenhamos um projeto com compositores profissionais”, antecipou Daniel Bernardes.

A partir destes “embriões” tocados pelos alunos, o músico acredita que será possível montar uma edição do Festival Cidade Criativa da Música, “quem sabe no próximo ano”, com “música de jazz, música contemporânea ou rock criado a partir destes pequenos trechos que os miúdos vão gerar no piano”.

Promovendo uma “dimensão participativa” e “uma comunhão grande entre público, performer e criador”, em Leiria acredita-se que possa acontecer um aluno ver em concerto uma obra tocada “por 30 pessoas em palco”, a partir de partitura que “o compositor esteve meses a trabalhar”, desenvolvendo o trecho que resultar da viagem pelo piano através das escolas.

“É um círculo que se cria entre todos os intervenientes do espetáculo musical” e “o potencial é vasto”, sublinhou Daniel Bernardes.

“Fazendo uma metáfora, é dar a hipótese aos miúdos de, fazendo o esboço de uma casa, depois entregar esse esboço a um arquiteto profissional que vai tratar de fazer um plano profissional para a construir”, concluiu.

“O som do teu nome – O piano vai às escolas” arranca na quarta-feira à tarde na Escola Secundária Afonso Lopes Vieira, na União das Freguesias de Marrazes e Barosa, em Leiria.

Participam ainda a Escola Secundária Domingos Sequeira, Escola Básica e Secundária Henrique Sommer, da Maceira, a Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Rainha Santa Isabel, na Carreira, e a Escola Secundária Rodrigues Lobo.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.