Assinar
Cultura

BBC destaca importância do “Menino do Lapedo” para conhecimento da história da humanidade

O vídeo recupera a história do achado no vale do Lapedo em 1998 e, através de vários depoimentos, relembra a discussão científica gerada pela descoberta do esqueleto da criança de 4 anos.

Os ossos da criança do Lapedo, guardados no Museu Nacional de Arqueologia, surgem na reportagem da BBC BBC

Uma reportagem publicada pela BBC esta semana destaca a importância do “Menino do Lapedo” e de outros achados no vale para a discussão e conhecimento sobre a evolução humana, nomeadamente o cruzamento entre neandertais e homo sapiens.

O vídeo recupera a história do achado no vale do Lapedo em 1998 e, através de vários depoimentos, relembra a discussão científica gerada pela descoberta do esqueleto da criança de 4 anos.

Os arqueólogos João Zilhão, responsável pelos primeiros trabalhos no sítio, e Ana Cristina Araújo, que tem coordenado a equipa que tem continuado a trabalhar, nos últimos anos, no Abrigo do Lagar Velho, explicam na reportagem as implicações e características dos vestígios arqueológicos.

O abrigo, o vale do Lapedo e o Centro de Interpretação do Abrigo do Lagar Velho, na freguesia e Santa Eufémia, bem como o Museu de Leiria, surgem na peça divulgada pela BBC, onde também é possível ver parte do esqueleto do “Menino do Lapedo”, atualmente depositado no Museu Nacional de Arqueologia.

Em fevereiro deste ano foi anunciada a criação de um projeto para divulgar a informação e conhecimento em torno do “Menino do Lapedo“, tendo sido criado um grupo de trabalho que inclui António Carvalho (Direção-Geral do Património Cultural), a vereadora Anabela Graça, o historiador João Zilhão (Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa – UNIARQ), a arquiteta paisagista Aurora Carapinha (Universidade de Évora) e o escritor Gonçalo Cadilhe.

No dia da assinatura de protocolo para criação desse grupo de trabalho, foram conhecidas críticas da arqueóloga Ana Cristina Araújo à Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) por “total inoperância e desleixo” no tratamento do sítio do Abrigo do Lagar Velho.

Nesse mesmo dia foi revelado pela arqueóloga a ocorrência de uma derrocada no final de 2022 de uma escarpa no sítio arqueológico, situação que a DGPC disse então estar em análise, não tendo ainda sido apresentadas conclusões sobre a extensão dos estragos.

A reportagem da BBC sobre o “Menino do Lapedo” pode ser vista aqui.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados