Assinar
Cultura

Dia Nacional dos Centros Históricos Portugueses celebrado em Ourém

A efeméride foi aproveitada para sublinhar a necessidade de equilibrar habitação e lazer nos centros históricos.

Ana Paula Amendoeira e Paula Teves Costa receberam o Prémio nacional “Memória e Identidade” 2023 LO

O Dia Nacional dos Centros Históricos Portugueses foi comemorado esta terça-feira, 28 de março, no Paço dos Condes, no castelo de Ourém, património recentemente requalificado.

Numa iniciativa da Associação Portuguesa dos Municípios com Centro Históricos (APMCH), o dia que assinala os centros históricos recorda o nascimento de uma das figuras da cultura portuguesa que melhor defendeu o património nacional, Alexandre Herculano.

Na cerimónia deste ano, Ana Paula Amendoeira e Paula Teves Costa receberam o Prémio nacional “Memória e Identidade” 2023, atribuído desde 2012 pela associação, e que visa distinguir as personalidades que mais se destacaram nas áreas da salvaguarda e da valorização do património cultural.

Ana Paula Amendoeira é diretora regional da cultura do Alentejo. Paula Teves Costa é professora no departamento de engenharia geográfica geofísica e energia da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, e presidente do Centro Europeu de Riscos Urbanos (CERU).

O presidente da direção da associação e presidente da Câmara de Lagos, Hugo Pereira, justificou a escolha por serem duas profissionais que “trabalhando em domínios diversos, têm dado um precioso contributo para a salvaguarda dos nossos centros históricos e defesa dos nossos valores patrimoniais”.

Os desafios que hoje se colocam aos centros históricos “exigem estratégias e políticas integradas”. Hugo Pereira adiantou que “é necessário calibrar os conflitos entre a habitação e o lazer” e que tem levado os residentes a fixarem-se nas periferias.

Lançou ainda um olhar preocupado também em relação à “sobrevivência do comércio local”, o problema da mobilidade, mas também a “descaracterização de imóveis para usos desapropriados”, realçou. 

Outra das questões apresentadas disse respeito às questões energéticas e à sustentabilidade dos centros históricos.

O anfitrião e presidente da Câmara de Ourém, Luís Albuquerque, destacou que os “centros históricos são viveiros da cultura e do conhecimento”.

Já a subdiretora-geral do Património Cultural para a área dos Museus, Palácios e Monumentos, Rita Jerónimo, elogiou o trabalho “longo e desafiante” na reabilitação do centro histórico em que a cerimónia decorreu.

O projeto de reabilitação do Paço dos Condes de Ourém, da autoria de João Mendes Ribeiro, docente de Arquitetura da Universidade de Coimbra (FCTUC), venceu o prémio de opinião, na categoria “Interiorismo” (design de interiores), dos prémios FAD de Arquitetura e Interiorismo 2022.

O Paço dos Condes de Ourém recebeu também uma menção honrosa na categoria Melhor Reabilitação com Área Inferior a 1.000 m2, pelo júri do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados