Assinar
Cultura

Dia Internacional dos Monumentos e Sítios: sugestões para fruir o património da região

No distrito de Leiria e concelho de Ourém, várias atividades convidam a refletir o património cultural. Fique a par do programa.

capelas imperfeitas do mosteiro da batalha
O Mosteiro da Batalha abre portas para um concerto de música medieval Foto: Joaquim Dâmaso

“Catástrofes e conflitos à luz da Carta de Veneza” é o tema este ano do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, que se assinala amanhã, 18 de abril.

No distrito de Leiria e concelho de Ourém, várias atividades convidam a refletir o património cultural, promovendo a consciencialização do público para a importância da sua salvaguarda e preservação. Eis algumas propostas na região de Leiria:

Alcobaça
Ao longo desta quinta-feira (11h, 12h, 15h e 16h) há visitas orientadas à Sacristia Nova e Capela Relicário do Mosteiro de Alcobaça.

Ansião
Esta quinta-feira, dia 18, até às 16 horas há visitas guiadas ao Complexo Monumental de Santiago da Guarda, para conhecer os trabalhos de conservação e restauro (inscrições: 236 672 025, 914 986 769 ou email turismo@cm-ansiao.pt).

Batalha
O Mosteiro da Batalha abre portas esta sexta-feira, dia 19 (21h30), para um concerto de música medieval do TWB Ensemble “O livro do rei” na igreja. No sábado, dia 20 (15h30), há atividade de mediação cultural “As memórias da comunidade – conversa e testemunhos” (inscrição obrigatória: se@mbatalha.dgpc.pt). Domingo, dia 21, dois destaques: às 14 horas, nas Capelas Imperfeitas há danças terapêuticas com o grupo “Hi Dance Therapy”; às às 15:30 horas convida-se a descobrir “A vida no convento quando havia frades no Mosteiro da Batalha” (inscrição obrigatória: se@mbatalha.dgpc.pt).

Leiria
Esta quinta-feira, dia 18, a companhia Valdevinos conta, com marionetas, a história da Criança do Lapedo no Museu de Leiria (11h e 14h). Depois (14h30), há visita dançada de Inesa Markava no Centro de Diálogo Intercultural de Leiria. No Agromuseu, na Ortigosa, há ateliê de rodilhas (das 14h30 às 16h). No sábado, dia 20 (a partir das 10h), o Castelo de Leiria apresenta a exposição de fotografia “Catástrofes, conflitos e atentados ao património natural”, há “O ponto do conto – Histórias de coelhos, homens e outros bichos”, por Luís Mourão e CaosArte no Centro de Interpretação do Abrigo do Lagar Velho, Santa Eufémia (10h30), e Concerto com História no Museu de Leiria (18h30).

Ourém
Através do teatro de sombras, conta-se a lenda da Moura Oureana, na origem do nome de Ourém e de Fátima. No Castelo e Paço dos Condes de Ourém (10h30 e 14h30, inscrições: 249 540 900 – ext. 6831).

Porto de Mós
Ao longo desta quinta-feira, dia 18 (até às 17 horas), dá-se a conhecer o Castelo antes e depois do restauro, entre 1936 e 1960.

Consulte o programa completo aqui.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados