Assinar
Sociedade

Distrito de Leiria sob aviso amarelo devido à agitação marítima

Aviso emitido pelo IPMA vigora entre as 15 horas desta quinta-feira e as 12 horas de amanhã, dia 24.

aviso vermelho de agitação marítima nazaré
Foto de Arquivo

O distrito de Leiria volta a estar sob aviso amarelo esta quinta-feira, devido à agitação marítima, estando previstas ondas de noroeste com 4 a 4,5 metros.

O aviso emitido pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera vigora entre as 15 horas desta quinta-feira, dia 23, e as 12 horas de amanhã, dia 24.

Segundo comunicado da Autoridade Marítima Nacional (AMN) e da Marinha, a agitação marítima “será caracterizada por uma ondulação proveniente do quadrante noroeste”, que poderá atingir “uma máxima de 13 metros, com um período médio a variar entre os 13 e os 16 segundos”.

A par de Leiria, também estão sob aviso amarelo os distritos de Porto, Aveiro, Faro, Setúbal, Viana do Castelo, Lisboa, Beja (costa alentejana) e Braga.

A Marinha e a AMN alertam toda a comunidade marítima e a população em geral para os cuidados a ter, tanto na preparação de uma ida para o mar, como quando estão no mar ou em zonas costeiras.

Alertam para o reforço da amarração e manutenção de uma vigilância apertada das embarcações atracadas e fundeadas, para se evitar passeios junto ao mar ou em zonas expostas à agitação marítima, de que são exemplo os molhes de proteção dos portos, arribas ou praias, para evitar que as pessoas sejam surpreendidas por ondas altas.

Avisam igualmente a população para evitar a pesca lúdica, em especial junto às falésias e zonas de arriba frequentemente atingidas pela rebentação das ondas, tendo presente que nestas condições o mar pode facilmente alcançar zonas aparentemente seguras.

O “aviso amarelo”, o menos grave, é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados