Assinar
Ansião

Empresa de Ansião consegue calcular quantidade de CO2 existente na floresta

Os créditos de carbono que podem ser vendidos a empresas, entidades e particulares

Equipa da CO2offset

A GED Ventures Portugal acaba de anunciar um investimento de 1,5 milhões de euros na startup de tecnologia limpa CO2offset, com sede em Ansião.

A empresa desenvolveu uma “tecnologia inovadora que consegue calcular, com alto grau de precisão, a quantidade de dióxido de carbono sequestrado numa determinada área florestal, dando origem a créditos de carbono que podem ser vendidos a empresas, entidades e particulares”, explica em comunicado.

“Este serviço permite que as transações sejam realizadas através de smart contracts [contratos inteligentes], usando tecnologia blockchain [banco de dados avançado], garantindo transparência e segurança”, adianta.

Assim, “o processo passa a ser mais democrático, através de uma ferramenta que permite, de uma forma rápida e confiável, recompensar proprietários de terras que protegem ativamente a floresta”.

“A solução pioneira desenvolvida pela CO2offset pode dar um importante contributo para alcançarmos o ambicioso objetivo” de atingir as metas definidas pelo Acordo de Paris e pela Agenda 2030 das Nações Unidas”, refere o sócio e administrador da GED Ventures Portugal, Francisco Lino Marques.

Para os fundadores da CO2offset, Rui Lopes e Pedro Cipriano, o investimento da GED Ventures Portugal “irá permitir reforçar o trabalho de I&D [Investigação e desenvolvimento]” que a empresa “tem vindo a desenvolver, assim como internacionalizar a solução com o objetivo” de, como defendem e acreditam, “garantir a sustentabilidade da humanidade”.

A empresa de Ansião foi fundada pelos físicos Rui Lopes e Pedro Cipriano e pelos gestores Sérgio Lorga e Rui Maia.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.