Assinar

Cartas ao diretor

Esclarecimento do presidente da Câmara de Leiria Gonçalo Lopes

Vou, como sempre fiz, continuar a trabalhar na defesa dos superiores interesses de Leiria, com plena consciência de que na minha condição de eleito estou sujeito ao constante e saudável escrutínio pelos meios de comunicação e pelos leirienses.


Gonçalo Lopes
Presidente da Câmara Municipal de Leiria

Exmo. Sr. Diretor do Semanário Região de Leiria,

O Semanário Região de Leiria publicou, no passado dia 23 de fevereiro, um editorial assinado pela sua diretora-adjunta, Patrícia Duarte, cujo conteúdo visa a minha pessoa em termos que considero inapropriados, atribuindo-me traços de carácter com os quais não me identifico, que são contrários aos valores que defendo, que são especialmente lesivos da honra e do bom nome de quem exerce funções políticas em representação dos cidadãos, e que estão na origem do pedido de publicação desta minha tomada de posição no jornal que dirige.

Em face da tomada de posição editorial que vincula a instituição e que, consequentemente, vai para além da legítima expressão de um ponto de vista pessoal, não posso deixar de reagir perante afirmações que considero injustas e que colocam em causa o meu sentido democrático e a forma como tenho pautado a minha carreira política e a defesa da causa pública e do desenvolvimento de Leiria em particular, tanto na posição em que me encontro, mas também no papel de oposição que já assumi, sempre com total respeito pela diversidade de visões e de opiniões.

Respeito e comungo totalmente dos valores da Democracia, com os quais nasci e cresci, e estou profundamente reconhecido a todas as mulheres e homens que lutaram para que hoje possamos viver neste espaço de liberdade, de debate e confrontação de ideias e ideais que é Portugal.

De igual forma, respeito e considero de enorme importância o papel que a comunicação social assume na consolidação do sistema democrático, nomeadamente a sua dimensão formativa e informativa, tal como advogo a garantia do exercício livre, independente e responsável da sua missão.

Tenho a honra e o privilégio de servir, há décadas, a causa pública, num percurso em que nunca tentei nem quis condicionar, intimidar ou coagir o trabalho da comunicação social, que considero de grande importância para o desenvolvimento da Região.

É também com base no consagrado direito à liberdade de expressão que invoco o direito de me defender, a mim e à minha equipa, e de expressar, como qualquer cidadão, a minha indignação quando me sinto alvo de tratamento injusto, o que não pode nem deve ser interpretado como uma tentativa de condicionar, que, de facto, não aconteceu. Em democracia, o exercício de um direito, maxime, a liberdade de expressão, é sempre um ato de liberdade e nunca um ato de condicionamento ou de pressão.

Considero o papel mediador da comunicação de enorme importância, mas não abdico da liberdade de poder utilizar as plataformas digitais para estabelecer canais de comunicação diretos com os munícipes – reforço com os munícipes, não com os jornais – em especial as camadas mais jovens que recorrem sobretudo às redes sociais para aceder à informação. A utilização das plataformas digitais amplia o acesso dos cidadãos à informação e potencia a transparência, a proximidade e a devida prestação de contas.

Não estou, nem nunca estive, em guerra com ninguém, a única luta que me move é a defesa de Leiria e dos Leirienses.

Encaro todos os órgãos de comunicação social do concelho como aliados preciosos no processo de desenvolvimento local e desejo continuar a trabalhar em colaboração com todos, respeitando o papel e a missão que cada um assume.

Vou, como sempre fiz, continuar a trabalhar na defesa dos superiores interesses de Leiria, com plena consciência de que na minha condição de eleito estou sujeito ao constante e saudável escrutínio pelos meios de comunicação e pelos leirienses.

Sinto-me totalmente legitimado pela maioria dos leirienses a dar continuidade ao trabalho que tenho desenvolvido por Leiria, de forma intensa e apaixonada, juntamente com a equipa que me acompanha, mas também com as Juntas, o Movimento Associativo e demais Forças Vivas do Concelho. Não estou refém da política ou de cargos e encaro a função política que desempenho como um contrato de confiança que assumi perante todos os leirienses.

Agradeço aos munícipes o voto de confiança que me atribuíram e vou continuar a trabalhar de forma afincada em prol do desenvolvimento da nossa região, em total respeito por Abril e pelos seus valores que são património de todos.

Muito obrigado.
Com os meus melhores cumprimentos.

O Presidente
Gonçalo Lopes
Município de Leiria

Nota da Direção
O jornal REGIÃO DE LEIRIA reafirma o conteúdo do editorial publicado na anterior edição e tudo fará em prol da defesa da liberdade de imprensa e do direito à informação. Expressamos o mais profundo agradecimento pelas centenas de mensagens de apoio e reconhecimento recebidas ao longo dos últimos dias.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados