Assinar
Batalha

GNR aniversariante mostra-se nas suas várias faces a miúdos e graúdos na Batalha

Comemoração do aniversário do Comando Territorial de Leiria é pretexto para abertura à comunidade

Guarda trouxe dezenas de militares e vários equipamentos para mostrar a sua atividade à comunidade Fotos: Joaquim Dâmaso

A azáfama era grande. Dezenas de crianças rodeiam os cavalos que, em conjunto com militares da GNR, compõem parte do dispositivo que a Guarda trouxe para o coração da Batalha. A Guarda faz anos e os mais pequenos foram convidados para festejar.

A situação repete-se em vários outros pontos da zona de estacionamento junto ao Pavilhão Multiusos da Batalha.

No local onde habitualmente se estaciona, nas vizinhanças do rio Lena, diversas valências da Guarda mostram a sua atividade, perante os mais pequenos. E não só. A comemoração do aniversário do Comando Territorial é o pretexto para a iniciativa que abre esta força policial ao contacto com a comunidade.

Com o burburinho infantil que mistura risos e excitação como “música” de fundo, Ricardo Monteiro, tenente, adjunto do comandante do Destacamento Territorial de Leiria da GNR, explica a ideia da iniciativa: “decidimos ter esta ação de sensibilização voltada para crianças e jovens mas também para alguns utentes de centros de dia e lares, convidados para a iniciativa”.

O intuito é assegurar o contacto entre diferentes gerações e naturalmente, “mostrar os meios da GNR para que a comunidade possa interagir” e, sobretudo, possa “ver a Guarda como um amigo, um porto de abrigo a que podem recorrer, para além de poderem constatar a panóplia de atividades da GNR que não serve apenas para prender pessoas”, reforça sorridente o jovem tenente.

Este evento acontece no âmbito das comemorações do 14.º aniversário do Comando Territorial de Leiria da GNR, que se celebra a 1 de abril.

Nas vésperas, cerca de quatro dezenas de militares estiveram toda a manhã desta quinta-feira, empenhados na demonstração das atividades da GNR. Quem esta manhã passou pelo espaço onde usualmente também decorre o mercado da Batalha, pode experimentar, ao vivo, um pouco de tudo, desde a vertente de  proteção e socorro, à componente ambiental, do trânsito, de intervenção, à cavalaria, por exemplo.

Do lado esquerdo do recinto, a cavalaria era, de facto, um dos principais atrativos. Mas havia mais, também a aguçar a curiosidade. Não muito longe, a estreita relação da dupla composta por cães e militares, permitia dar visibilidade à componente cinotécnica da GNR.

A visita compreendia ainda uma amostra da atividade do pelotão de intervenção, bem como de uma equipa de “inativação” de explosivos. As viaturas e elementos do serviço territorial – que também asseguraram a segurança do evento – contam-se entre os ingredientes desta mostra que permitia ainda aos visitantes tomar contacto com elementos da secção criminal e de policiamento comunitário.

Estes são “militares de prevenção da GNR que interagem com idosos, crianças e jovens”, aponta Ricardo Monteiro que acrescenta: “em muitos casos as crianças já os conhecem”.

O destacamento de trânsito, o núcleo de proteção ambiental, guardas-florestais e ainda elementos que participam na intervenção de ocorrências de incêndio, completam ainda o leque de atividades que a GNR decidiu mostrar na Batalha.

A “festa” da Guarda não fica por aqui. Terça-feira chega a componente formal da efeméride. A cerimónia militar da efemeridade realiza-se dia 4 de abril, pelas 10h30, junto ao Mosteiro de Santa Maria da Vitória, na vila da Batalha.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados