Assinar
RL Escolas

Já são conhecidos os deputados de Leiria que vão participar no Parlamento dos Jovens

Estudantes vão participar na sessão nacional do programa, na Assembleia da República, nos dias 29 e 30 de maio.

Ricardo Farto será o porta-voz. A acompanhar o estudante da Escola Secundária José Loureiro Botas (Vieira de Leiria, Marinha Grande), o estabelecimento de ensino estará também representado por Maria de André Rodrigues, bem como por Francisco Tuna e Madalena Mestre, da Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro (Caldas da Rainha), José Miguel Januário Marques e Rodrigo Miguel Oliveira Mendes, da Escola Secundária Raul Proença (Caldas da Rainha), e Afonso Calado Bartolomeu e Bruna Caetano, do Agrupamento de Escolas Henrique Sommer (Maceira, Leiria).

Esta é a “equipa” de jovens deputados, do ensino secundário, escolhida para representar o distrito de Leiria, nos dias 29 e 30 de maio, na Assembleia da República, entre as 29 escolas, 700 alunos, 20.440 eleitores inscritos, 5.877 votantes, 70 listas e 161 turmas, que participaram no programa Parlamento dos Jovens, em Leiria.

A sessão distrital aconteceu no passado dia 21, no auditório da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Leiria (ESECS), onde se tomaram as deliberações ao nível do círculo eleitoral de Leiria e se elegeram os deputados à Sessão Nacional.

Na mesa da sessão de abertura estiveram presentes o deputado da Assembleia da República, António Sales, a vice-presidente da Câmara de Leiria, Anabela Graça, o diretor da ESECS, Pedro Morouço, e a diretora regional do centro do Instituto Português do Desporto e Juventude, Catarina Durão. A mesa contou ainda com a presença da aluna presidente da Sessão Distrital, Margarida Matias, do Agrupamento de Escolas Henrique Sommer, o vice-presidente Duarte Filipe Vieira da Silva, do Agrupamento de Escolas de Porto de Mós, e a secretária Bárbara Cabaço, do Agrupamento de Escolas da Batalha.

Na sessão estiveram presentes 28 escolas, com 59 deputados efetivos e 28 suplentes.

Além dos elementos eleitos, estão ainda indicados como suplentes Rodrigo Veloso Carvalho e Carolina Maria Henriques Mesquita, do Agrupamento de Escolas São Martinho do Porto (Alcobaça), e Luís Pinto Correia e Daniel Estrela Pereira, da Escola Secundária Domingos Sequeira (Leiria).

Dos trabalhos saiu o tema proposto, em nome do Círculo Eleitoral de Leiria, à Comissão Parlamentar de Educação e Ciência para debate no próximo ano letivo: “Reforma do Sistema de ensino – Que medidas?”.

O Parlamento dos Jovens é uma iniciativa da Assembleia da República, dirigida aos jovens dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário, de escolas do ensino público, privado e cooperativo do continente, das regiões autónomas e dos círculos da Europa e de fora da Europa, que tem por objectivo promover a educação para a cidadania e o interesse dos jovens pela participação cívica e pelo debate de temas de atualidade.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.