Assinar
Desporto

“Leiria foi onde comecei a fazer desporto e não há outra razão para não ser aqui a despedida”, diz Vânia Silva

Atleta leiriense vai parar totalmente após a Taça da Europa de Lançamentos. A competição disputa-se no sábado e domingo, em Leiria, com entrada gratuita, envolvendo campeões mundiais, europeus e olímpicos.

Vânia Silva, ao centro, termina a carreira aos 42 anos. FPA

Por estes dias, quem passou junto ao Centro Nacional de Lançamentos (CNL) de Leiria já reparou no aparato que para lá existe. São atletas e treinadores em movimento, arremessos pelo ar e uma roda viva de movimento preparatório para a grande competição.

Este sábado e domingo, quer o CNL, quer o estádio municipal de Leiria, vão receber os melhores atletas para a Taça da Europa de Lançamentos. Há campeões mundiais, europeus e olímpicos, entre as três centenas de participantes de vários cantos da Europa.

Este é o segundo ano consecutivo, de três edições protocoladas, em que a prova é organizada pela Juventude Vidigalense, em parceria com o município, a Associação Distrital de Atletismo e a Associação Europeia.

Portugal vai apresentar-se com uma seleção de 16 atletas, onde a principal ausência é da atual campeã europeia do peso, Auriol Dongmo, que está a gozar um período de descanso para começar a preparar a época ao ar livre.

Ainda assim, Portugal apresenta-se forte. Em masculinos, os nomes de Francisco Belo (peso), Edujose Lima, Emanuel Sousa (disco), Leandro Ramos (dardo) e o leiriense Rúben Antunes (martelo). Em femininos compõem a convocatória, Jessica Inchude e a leiriense Eliana Bandeira no peso; Liliana Cá e, outra leiriense, Irina Rodrigues no disco; Cláudia Ferreira no dardo; e mais uma leiriense, Vânia Silva, no martelo.

Esta será a última prova da carreira da atleta Vânia Silva que, aos 42 anos, marcou presença em três jogos olímpicos, cinco mundiais, três europeus e é a portuguesa com mais presenças na Taça da Europa, tendo participado em 14 edições. A participação nesta prova é a 15.ª e é este o evento escolhido para terminar a sua carreira oficialmente.

Esta sexta-feira, em conferência de apresentação do evento, a internacional olímpica disse que chegou o momento “de parar”. “Leiria foi onde comecei a fazer desporto e não há outra razão para não ser aqui. É com um turbilhão de emoções [que estou a viver este momento], que devem imaginar”, disse.

A atual recordista nacional do martelo (69,55 metros) afirmou ter “muito orgulho” em todo o percurso que fez: “Foi uma carreira bastante longa. O único amargo que tenho foi não ter lançado os 70 metros. De resto, dei tudo a Portugal”.

Vânia Silva vai agora pousar o martelo: “Agora, vou mesmo parar. Tenho de descansar. É uma longa vida dedicada, mais de 30 anos, dedicada ao atletismo. Se volto ou não aos masters, não sei ainda”.

Vânia Silva esteve presente em três jogos olímpicos. A sua última prova é no domingo às 12h45.

Em ano de europeu de pista coberta e mundial ao ar livre os atletas acreditam que a prova os vai ajudar a preparar, da melhor forma, a sua prestação nas grandes competições.

E não são só os nomes nacionais que atraem adeptos ao CNL.

O lançamento do martelo feminino tem todos os ingredientes para ser um dos eventos do fim de semana, com as três medalhadas do Europeu de Munique 2022 a procurar novo lugar no pódio: Bianca Ghelber, da Roménia, Ewa Rozanska, da Polónia, e Sara Fantini, da Itália, vão marcar presença.

Em masculinos, o pentacampeão mundial de martelo Pawel Fajdek, da Polónia, terá pela frente o vice-campeão europeu Bence Halasz, da Hungria. O campeão mundial Kristjan Ceh é o nome sonante no disco.

As provas, com entrada livre, decorrem entre as 9h30 e as 21h30 de sábado. No domingo, os atletas estão em ação das 10h15 às 19h20.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.