Assinar
Desporto

Três centenas de atletas lançam em Leiria para Roma e Paris

Atletas de 41 países vão estar em competição no Estádio de Leiria e no Centro de Lançamentos no sábado, das 10 horas às 18h30, e no domingo, entre as 9h30 e as 19h30. A entrada é livre.

Centro Nacional de Lançamentos de Leiria será um dos palcos da prova. Foto de arquivo: JD

Pelo terceiro ano consecutivo e pela sexta vez (depois de 2014, 2015 e 2018), Leiria recebe a Taça da Europa de Lançamentos.

O evento começa amanhã, sábado, e prolonga-se até domingo, dia 10, e vai contar com a participação de 301 atletas (152 homens e 149 mulheres), de 41 países, que ambicionam lançar os arremessos para marcas que os levem ao pódio e os deixem mais perto do Campeonato da Europa, em Roma, no próximo mês de junho, e dos Jogos Olímpicos de Paris, em agosto.

No total da competição, Portugal já subiu 29 vezes ao pódio, nos dois escalões, seniores e sub23, mas neste último nunca triunfou. Em seniores, conquistou sete medalhas de ouro, por Teresa Machado e Liliana Cá (disco), Marco Fortes, Francisco Belo, Auriol Dongmo e Jessica Inchude (peso), e Leandro Ramos (dardo).

Entre os mais medalhados (com prioridade aos vencedores individuais) está Marco Fortes, com cinco medalhas seniores (uma de ouro, três de prata e uma de bronze); Liliana Cá, com quatro medalhas (uma de ouro, uma de prata e duas de bronze – uma em sub23); Francisco Belo, com três medalhas seniores (uma de cada metal, ouro, prata e bronze); Leandro Ramos, com duas medalhas (uma de ouro, em seniores, outra de prata, em sub23); e a leiriense Irina Rodrigues, com sete medalhas (uma de prata e duas de bronze, em seniores, três de prata e uma de bronze em sub23).

Quanto à edição deste ano, Portugal apresenta uma seleção de 15 atletas, cinco deles já medalhados em edições anteriores. Liliana Cá, Irina Rodrigues e Leandro Ramos (vencedor do lançamento do dardo em 2023), e ainda Tsanko Arnaudov, Jessica Inchude e Eliana Bandeira (também ela representante da região, que foi terceira em sub23 no peso, em 2018).

A lançadora esteve no último fim de semana, em Glasgow (Escócia), onde conquistou o 12.º lugar (17,35 metros) no Campeonato do Mundo de atletismo em pista curta.

Sem Vânia Silva que terminou a carreira em 2023, Leiria terá outras duas representações no lançamento do martelo: Rúben Antunes e Francisco Calhau (sub20).

Além dos campeões nacionais, a prova organizada pela Juventude Vidigalense, em parceria com o município, a Associação Distrital de Atletismo e a Associação Europeia, conta com grandes nomes mundiais.

O antigo campeão mundial Johannes Vetter regressa ao palco de uma das suas maiores exibições, tendo estabelecido há seis anos um novo recorde do campeonato de 92,70m no dardo nesta prova em Leiria. Ele que é o segundo lançador de dardo mais longo de todos os tempos. Já Max Dehning, com apenas 19 anos, tornou-se recentemente o homem mais jovem a lançar 90 metros, quando atirou aos 90,20 metros no campeonato de inverno alemão.

No dardo feminino, a favorita é a atual campeã e medalha de ouro europeia, Elina Tzengko, da Grécia.
No lançamento do peso, a campeã europeia Jessica Schilder chegará a Portugal na melhor forma, com um recorde nacional de 20,31 metros. Na prova masculina, Leonardo Fabbri e Zane Weir serão os nomes em destaque.

No lançamento do martelo feminino estarão as três medalhadas no Europeu de 2022: a romena Bianca Ghelber (ouro), a polaca Ewa Rozanska (prata) e a italiana Sara Fantini (bronze), que venceu o título em Leiria no ano passado.

A prova será transmitida em direto em streaming.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.