Assinar


Nazaré

Obras de estabilização de arriba obrigam ascensor da Nazaré a parar três meses

Suspensão está agendada para dia 15. Transporte alternativo será assegurado por autocarros entre a praia e o Sítio.

Suspensão deverá durar 90 dias a partir de 15 de março Foto: CMN

O ascensor da Nazaré vai parar durante três meses a partir do próximo dia 15, devido à realização de obras de estabilização da arriba sobranceira ao túnel do ascensor.

Segundo informa a Câmara da Nazaré em comunicado, os trabalhos, que visam a redução do risco de queda de inertes, estão sob a responsabilidade da Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

O município adianta estar empenhado para que a obra seja executada com rapidez de modo a minimizar os constrangimentos para os Serviços Municipalizados da Nazaré que gerem o ascensor, para os passageiros que utilizam este elevador como meio de transporte, e para a atividade económica da vila e do Sítio da Nazaré.

O transporte entre a praia e o Sítio passará a ser assegurado nesse período através de carreiras rodoviárias de 20 em 20 minutos, com paragens junto ao Mercado Municipal e na praça Manuel Arriaga (Nazaré), no largo Nossa Senhora da Nazaré e na praça Vasco da Gama (Sítio da Nazaré).

A autarquia diz lamentar esta interrupção mas lembra que a intervenção responde a uma reivindicação antiga do município para a redução do risco e proteção de pessoas e bens.

A proposta para que a área da arriba por cima da plataforma superior do ascensor fosse intervencionada partiu da autarquia, cujo presidente, Walter Chicharro, solicitou que a paragem ocorresse “durante um ou
dois meses e sempre fora da época alta”, para reduzir ao mínimo os impactos, defendeu, aquando da consignação da empreitada, em janeiro.

O ascensor centenário, considerado um postal de promoção internacional desta vila do distrito de Leiria, circula numa linha com 318 metros de extensão e uma inclinação de 42%, servindo anualmente cerca de um milhão de passageiros.

A estabilização das arribas está orçada em 1.697.400 euros e vai decorrer no Sítio da Nazaré, entre o ascensor e o largo de Nossa Senhora da Nazaré e na área superior ao túnel do ascensor, de acordo com o projeto apresentado pela APA.

A obra, com uma duração estimada de oito meses, inclui a remoção de muros existentes e a criação de uma nova barreira com perfis metálicos, a limpeza de vegetação, a criação de um sistema de caleiras de pavimento para recolha de águas pluviais e a criação de uma plataforma suspensa no Bico da Memória.

Na zona superior ao ascensor, além da limpeza a remoção de vegetação, serão feitos muros em alvenaria e será colocada uma rede metálica de proteção reforçada. Será também criada uma barreira dinâmica flexível para proteção do canal do ascensor e uma vala de escorrência de águas pluviais.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.