Assinar
Cultura

Prémio Galiza de Fotografia Contemporânea em exposição no m|i|mo

Patrícia Barbosa mostra no Museu da Imagem em Movimento de Leiria uma releitura sobre a história da guerra de Portugal nas antigas províncias ultramarinas em África.

O m|i|mo – Museu da Imagem em Movimento recebe a partir de sábado, 18 de março, “Prova”, um trabalho de Patrícia Barbosa “que vai além da fotografia”.

Vencedor do Prémio Galiza de Fotografia Contemporânea 2020, prova resultado de vários anos de pesquisa. A autora apresenta fotografias documentais, documentos históricos, encenações, fotografias antigas e objectos diversos, “uma grande coleção para desconstruir o aprendido sobre a história recente”.

A partir da descoberta de um álbum de fotografias do pai do tempo em que foi militar na África, enviado pelo Novo Estado para defender o que chamavam de “Províncias Ultramarinas”, Patrícia Barbosa lançou-se num processo de desaprendizagem e releitura.

Através de inúmeros objetos como cartas ou postais, reescreve a história de “uma época em que a supremacia europeia anulou as inúmeras identidades africanas”.

“Nesse processo, a autora fala-nos dos jogos de poder, exercidos sempre na mesma direção: do homem branco para todos os outros seres com quem convive, seja nas colónias ou na metrópole”, lê-se na divulgação da exposição, partilhada pelo m|i|mo.

“Prova” inaugura sábado, às 16 horas, e fica patente até 2 de julho.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados