Assinar
Sociedade

Quanto vale a água e como posso poupar mais?

Sabia que uma folha de papel precisa de 10 litros de água para ser produzida? Neste Dia Mundial da Água, convidamos o leitor a olhar para os gastos de água e formas de poupar.

rapariga a colocar água num copo

Todos sabemos que a água é um bem essencial à vida, mas será que temos noção de quanto vale este recurso? Neste Dia Mundial da Água, olhamos para a quantidade de água usada em objetos, materiais, alimentos e bens que temos à nossa disposição no dia a dia: uma folha de papel, por exemplo, requer 10 litros de água para ser produzida, um telemóvel precisa de 900 litros, um automóvel de 400 mil litros e um café de 140 litros.

É cada vez mais crucial, sobretudo com as alterações climáticas, fazer uma boa gestão da água. E apesar de não conseguirmos controlar diretamente alguns gastos, como a produção de um automóvel, há gestos simples que cada um pode realizar em casa para diminuir o desperdício de água, desde poupanças na hora de lavar os dentes ou puxar o autoclismo à hora de regar o jardim. Veja na infografia abaixo algumas formas de poupar e consulte aqui dicas deixadas pela Deco Proteste.

Infografia: Jorge Morgado

Hoje, 22 de março, celebra-se o Dia Mundial da Água e o tema deste ano é “Acelerar a mudança para resolver a crise de água e saneamento”. Segundo a Organização das Nações unidas, existem ainda 2,2 milhões de pessoas no mundo sem acesso a água potável e 4,2 milhões sem saneamento adequado.

Para sensibilizar para o uso correto e eficiente da água, incitando à preservação da mesma, a Águas do Centro Litoral volta a associar-se à escala nacional H2Off e apela a todos os cidadãos que, a partir das 22 horas desta quarta-feira, fechem a torneira durante uma hora.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.