Assinar
Sociedade

Sessão em Leiria esclarece sobre Serviço de Acolhimento Familiar de Crianças e Jovens

A iniciativa é promovida pelo Centro Social Paroquial Paulo VI e decorre na noite desta sexta-feira.

O Seminário Diocesano de Leiria recebe hoje, sexta-feira, a partir das 21 horas, uma sessão de esclarecimento sobre o Serviço de Acolhimento Familiar de Crianças e Jovens “Por uma casa com Afeto”.

A iniciativa é promovida pelo Centro Social Paroquial Paulo VI, responsável pela divulgação do projeto e ainda pela seleção e acompanhamento das famílias de acolhimento.

Em comunicado, a entidade explica que o acolhimento familiar “consiste na atribuição da confiança da criança ou do jovem a uma pessoa singular ou a uma família, habilitadas para o efeito, proporcionando a sua integração em meio familiar e a prestação de cuidados adequados às suas necessidades e bem-estar e a educação necessária ao seu desenvolvimento integral”.

À questão “quem pode ser Família de Acolhimento?”, o centro esclarece que é uma pessoa singular ou duas pessoas casadas entre si ou que vivam em união de facto há mais de dois anos ou duas ou mais pessoas ligadas por laços de parentesco e que vivam em comunhão de mesa e habitação.

Os candidatos deverão ainda ter idade superior a 25 anos e inferior a 65 anos, não ter relação de parentesco com a criança ou jovem, possuir as condições de saúde, habitabilidade e idoneidade adequadas para o acolhimento de crianças e jovens e não ser candidato à adoção.

As crianças que precisam de uma família de acolhimento são as que, “por inúmeras razões, foram expostas precocemente a experiências adversas e maus-tratos na sua família de origem, necessitando, por isso, de ser afastadas desse contexto”.

Os interessados em assistir à sessão de hoje deverão inscrever-se, previamente, através dos contactos 244 856 327, 969 712 908, 969 712 713 ou 969 712 958, ou ainda através do email acolhimentofamiliar@csppvi.pt.

No documento abaixo, o Centro Social Paroquial Paulo VI disponibiliza mais informação sobre o projeto:

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados