Assinar
Cultura

Castelo de Pombal regressa ao século XII este fim de semana

Entre sexta e domingo, o Castelo de Pombal é palco de recriações históricas da época, demonstrações de falcoaria, espetáculos de fogo, e muito mais.

Foto de Arquivo

O Mercado Medieval está de regresso a Pombal e promete uma viagem no tempo ao século XII, recordando a construção do castelo da cidade, no contexto da reconquista cristã, e o modo de vida à época.

Edificado no século XII, entre 1156 e 1171, por Gualdim Pais, Mestre da Ordem do Templo, o Castelo de Pombal integrou um conjunto de praças militares destinadas a defender Coimbra, assumindo-se como o posto mais avançado da linha defensiva do Mondego. O baluarte, dos primeiros do Reino, terá sido levantado entre as duas datas, apontando-se 1156 como o ano em que as suas obras se iniciaram.

É a partir desta narrativa que se desenvolve mais uma edição do certame, que entre sexta-feira e domingo, apresenta inúmeras atividades para toda a família, demonstrações de falcoaria, recriações históricas, espetáculo de fogo, cortejos, acrobacias, treinos de armas e muito mais.

O Mercado Medieval de Pombal abre amanhã, dia 14, às 14 horas, seguido de uma ronda militar da Ordem do Templo. Pelas 15 horas, é apresentado o espetáculo infantojuvenil “Os saltimbancos”.

Ao longo do dia, há ainda mostra de falcoaria, o anúncio do início das obras de construção do Castelo, por ordem do mestre Gualdim Pais, atuação de acrobatas, trovas e melodias medievais. Destaque para a mostra de aves de rapina às 22 horas e o espetáculo “A pedra mestra”, pelas 23 horas.

O programa de sábado, dia 15, começa às 11 horas com um cortejo histórico, seguido da abertura do mercado e inspeção das tabernas pela Ordem do Templo, às 12 horas. Destaque para o espetáculo de dança oriental às 16 horas e o espetáculo de fogo “O mouro e a cristã”, pelas 23 horas.

No domingo, dia 16, o Mercado Medieval arranca com uma arruada, do centro da cidade ao castelo. Ao longo do dia há treino de armas dos cavaleiros da Ordem do Templo, atuação do bobo da Corte, cortejo dos Noviços Templários, trovas e melodias, entre outros momentos.

O evento encerra às 22 horas, após o espetáculo de fogo “A última pedra”.

À semelhança de edições anteriores, a Câmara Municipal disponibiliza uma rede de transporte público urbano gratuita, entre o centro da cidade (Largo do Cardal) e o Castelo.

A autarquia espera milhares de pessoas nesta edição do Mercado Medieval.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.