Assinar
Leiria

Comissão denuncia descarga de efluentes suinícolas na ribeira dos Milagres

De acordo com o porta-voz da Comissão de Ambiente e Defesa da Ribeira dos Milagres, a última descarga tinha ocorrido em janeiro

Foto de arquivo

A Comissão de Ambiente e Defesa da Ribeira dos Milagres alertou este sábado, dia 8, para uma alegada descarga de efluentes suinícolas, que terá ocorrido ao final da manhã num afluente do rio Lis, no concelho de Leiria.

O porta-voz da Comissão de Ambiente e Defesa da Ribeira dos Milagres, Rui Crespo, explicou que foi avisado, por alguns residentes, para uma descarga que terá começado por volta do meio-dia, a jusante da ribeira da Ponte dos Milagres.

“Fui averiguar e deparei-me com uma descarga que vinha de um afluente onde somente estão localizadas três suiniculturas, sendo a confluência desse ribeirinho encostada à ponte. Entrei em contacto com a GNR de Leiria que recebeu a minha participação e entrei também em contacto com os serviços centrais do SEPNA [Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente]”, informou.

Rui Crespo lamentou “a continuação destes comportamentos”, que vão acontecendo “de forma recorrente” na ribeira dos Milagres, que tem cerca de 30 afluentes.

“Em cada um destes afluentes estão localizadas várias suiniculturas, num total de 180 que estão ativas só na bacia da ribeira dos Milagres”, acrescentou.

De acordo com o porta-voz da Comissão de Ambiente e Defesa da Ribeira dos Milagres, a última descarga tinha ocorrido em janeiro deste ano, sendo que só denunciam aquelas que são “verdadeiramente violentas ou fora de época”.

“Esta descarga ocorre numa altura em que já há gente a banhar-se”, referiu.

A GNR de Leiria confirmou que irá deslocar-se ao local para averiguar a ocorrência.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados