Assinar
Sociedade

Faleceu o historiador e professor João Bonifácio Serra

Natural de Caldas da Rainha, o investigador liderou o projeto Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura e a Rede Cultura 2027, em Leiria

fotografia de João Bonifácio Serra nos paços novos do castelo de Leiria com a cidade em fundo
João Bonifácio Serra, em outubro de 2021, no Castelo de Leiria Foto: Joaquim Dâmaso

O historiador e professor João Bonifácio Serra, natural de Caldas da Rainha, faleceu esta quarta-feira, aos 73 anos.

João Bonifácio Serra, que era professor coordenador jubilado do Politécnico de Leiria, foi o rosto do projeto Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura e presidente do Conselho Estratégico Rede Cultura 2027, entidade responsável pela candidatura de Leiria a Capital Europeia da Cultura 2027.

O Presidente da República já apresentou as suas condolências à família de João Serra, que chefiou a Casa Civil do Presidente Jorge Sampaio.

Numa nota de pesar publicada na página da Presidência da República, Marcelo Rebelo de Sousa evoca o “homem de cultura, professor e historiador”, que foi também “investigador e docente no ISCTE e na Universidade Nova da Universidade de Lisboa, sendo autor e coautor de várias obras, designadamente sobre a História da República e o republicanismo”.

Natural da aldeia de Carvalhal Benfeito, José Bonifácio Serra iniciou a atividade profissional como professor do ensino secundário em 1970, deu aulas na Escola Superior de Artes e Design de Caldas da Rainha, tendo sido ainda titular da cátedra Unesco em Gestão das Artes da Cultura, Cidades e Criatividade.

Licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, a sua investigação incidiu sobre temas de história política do século XX, história urbana e história da cerâmica.

O investigador recebeu diversas condecorações nacionais (das Ordens da Liberdade e de Cristo) e estrangeiras, e as medalhas de honra das cidades de Caldas da Rainha e Guimarães.

Numa entrevista ao REGIÃO DE LEIRIA, em outubro de 2021, contou que os jornais começaram a fazer parte da sua vida aos 15 anos. Escreveu para a Gazeta das Caldas, Jornal do Fundão, Diário de Lisboa e República, e foi cronista do REGIÃO DE LEIRIA.

Notícia atualizada às 20 horas com mensagem de condolências da Presidência da República

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados