Assinar
Desporto

Festa do Basquetebol: ABLeiria garante o melhor resultado de sempre no primeiro dia do evento

As quatro seleções distritais vão começar a disputar a fase intermédia esta quinta-feira, dia 13, que as poderá levar até à divisão A.

As sub16 femininas venceram os dois jogos com a Guarda e o Alentejo JM

Terminados os primeiros jogos na Festa do Basquetebol Juvenil (FBJ), que decorre em Albufeira (distrito de Faro) até domingo, dia 16, a Associação de Basquetebol de Leiria (ABLeiria) já garantiu a melhor classificação geral do seu histórico de participações.

As quatro seleções distritais – sub14 e sub16, femininos e masculinos – vão começar a disputar a fase intermédia hoje, quinta-feira, ao mesmo tempo, circunstância inédita para Leiria.

Na prática, isto significa que, independentemente do desfecho dos jogos nos próximos dias, as equipas vão conseguir ficar entre as 12 melhores, algo que nunca tinha acontecido em 15 participações na FBJ.

Para o diretor-técnico da ABLeiria, o primeiro dia de competição “tem dois balanços distintos”. Por um lado, as sub14 femininas, que arrancaram a competição na divisão A, “tiveram dois jogos duros” ao perder com Lisboa e o Algarve, “duas seleções candidatas à final”.

“Por outro lado, os sub14 masculinos e os sub16 masculinos e femininos, partiram da divisão B, conseguiram ganhar os dois jogos do dia e passar para o grupo de promoção para podermos disputar a subida de divisão”, acrescenta Celso Casinha.

O responsável sublinha que “as quatro seleções estão no mesmo nível, na fase intermédia, para poder disputar a subida de divisão”. Nesta altura, falta a cada equipa fazer cinco jogos – dois esta quinta-feira, dia 13, dois na sexta-feira, dia 14, e o último no sábado, dia 15 (calendário em baixo).

Celso Casinha considera que o bom desempenho nas primeiras partidas “advém muito daquilo que os clubes vão fazendo no quotidiano com os seus atletas, do nível competitivo que temos” e do trabalho de preparação realizado regularmente em contexto de seleção.

Famílias fizeram-se ouvir nas bancadas

A forte presença de familiares e amigos foi uma imagem que marcou os jogos de quarta-feira, dia 12, nomeadamente os das seleções femininas, que o REGIÃO DE LEIRIA acompanhou ao longo do dia.

Com cânticos adaptados às duas equipas e vestidos a rigor – história que contaremos mais tarde – pais, irmãos, tios, primos e amigos não arredaram pé das bancadas.

O diretor-técnico da ABLeiria diz ser comum existir este apoio e que “os pais têm uma forma de encarar a competição quase como uma romaria, sendo já hábito virem até cá para apoiar”.

“Temos pais que já não têm os seus atletas a competir, mas ainda assim gostam de vir apoiar a Associação de Leiria, e muitos andam de pavilhão em pavilhão a apoiar as quatro seleções: há aqui uma ideia unificada daquilo que é o apoio”, acrescenta.

E à saída dos pavilhões, conforme testemunhou o nosso jornal, há palavras de motivação, carinho e até reforço dos lanches, essenciais para o bom desempenho no campo.

Depois de um primeiro dia cheio de emoções, a competição retoma hoje, quinta-feira (calendário abaixo).

O REGIÃO DE LEIRIA está a acompanhar o evento em permanência a convite da Federação Portuguesa de Basquetebol e da ABLeiria. Siga os desenvolvimentos no site do nosso jornal, em www.regiaodeleiria.pt.

Resultados, 12 abril:

Sub14 femininos
Leiria 10 – 88 Lisboa
Algarve 71 – 17 Leiria

Sub14 masculinos
Leiria 88 – 33 Viseu
Castelo Branco 25 – 108 Leiria

Sub16 femininos
Leiria 63 – 23 Guarda
Alentejo 35 – 61 Leiria

Sub16 masculinos
Guarda 28 – 65 Leiria
Leiria 59 – 31 Açores

Calendário próximos jogos

Sub14 femininos
13 abril (quinta-feira)
– 9 horas, Leiria – Açores
– 17 horas, Alentejo – Leiria

14 abril (sexta-feira)
– 10h20, Coimbra – Leiria
– 18h20, Madeira – Leiria

15 abril (sábado)
– 9 horas, Leiria – Braga

Sub14 masculinos
13 abril (quinta-feira)
– 11h40, Leiria – Santarém
– 18h20, Leiria – Setúbal

14 abril (sexta-feira)
– 11h40, Alentejo – Leiria
– 17 horas, Leiria – Açores

15 abril (sábado)
– 9 horas, Madeira – Leiria

Sub16 femininos
13 abril (quinta-feira)
– 11h40, Vila Real – Leiria
– 15h40, Leiria – Açores

14 abril (sexta-feira)
– 10h20, Leiria – Madeira
– 19h40, Santarém – Leiria

15 abril (sábado)
– 11h40, Viana do Castelo – Leiria

Sub16 masculinos
13 abril (quinta-feira)
– 11h40, Viseu – Leiria
– 15h40, Leiria – Madeira

14 abril (sexta-feira)
– 10h20, Leiria – Santarém
– 19h40, Alentejo – Leiria

15 abril (sábado)
– 11h40, Braga – Leiria

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.