Assinar
Desporto

Festa do Basquetebol: Sub14 femininas da ABLeiria são as primeiras a jogar para garantir manutenção

A 15ª edição do evento decorre até domingo, dia 16, em Albufeira (Faro). O distrito de Leiria leva quatro equipas à competição.

As atletas entram em campo às 10h20 JM

A equipa sub14 feminina é a primeira a representar o distrito de Leiria na Festa do Basquetebol Juvenil, ao jogar na manhã desta quarta-feira, dia 12, com a congénere de Lisboa.

A partida está marcada para as 10h20 no pavilhão Imortal, em Albufeira, e o resultado será decisivo para a seleção leiriense garantir um lugar na fase de manutenção, e depois poder lutar pela continuidade na divisão A.

A competição decorre naquele concelho do distrito de Faro até domingo, dia 16, e conta com a participação de 18 associações de basquetebol distritais, num total de 70 equipas e 852 jovens atletas.

Pela Associação de Basquetebol de Leiria (ABLeiria) competem ainda mais três equipas, sub14 masculina e sub16 masculina e feminina que também hoje enfrentam o primeiro desafio (calendário abaixo).

Antes do arranque dos jogos, ainda no final da tarde de ontem, terça-feira, decorreu a habitual cerimónia de abertura, na Praia dos Pescadores, onde dezenas de famílias aguardavam a passagem do desfile de atletas.

O fair-play, a gratidão e o convívio estiveram em destaque nas intervenções das entidades organizadoras, que consideraram estes valores no desporto como essenciais para a formação do carácter dos jovens.

O presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB), Manuel Fernandes, realçou que este “é o maior evento e mais gratificante que o basquetebol português leva a cabo” e que este ano alcança a 15ª edição.

O dirigente apelou aos atletas para que mantenham a “tradição da atmosfera de companheirismo, alegria e amizade, mas que joguem com entusiamo, paixão, e, acima de tudo, deem uma lição de cidadania e respeito pelas regras”.

Em jeito de surpresa, Manuel Fernandes teve ao seu lado, em palco, Mery Andrade, “uma embaixadora do basquetebol português”, que apresentou aos atletas, dando-lhes conta do seu extenso currículo.

Por seu lado, o presidente da Câmara de Albufeira, José Carlos Rolo, afirmou ser “bonito ver a intervenção e presença dos pais”: “Acho que isto deve ser uma festa em família, união e, principalmente, da juventude”, disse.

O REGIÃO DE LEIRIA vai acompanhar o evento em permanência a convite da FPB e da ABLeiria. Siga os desenvolvimentos no site do nosso jornal, em www.regiaodeleiria.pt.

Calendário de jogos para o primeiro dia de competição:
Sub14 femininos
– 10h20, Leiria – Lisboa
– 14h20, Algarve – Leiria

Sub14 masculinos
– 13 horas, Leiria – Viseu
– 17 horas, Castelo Branco – Leiria

Sub16 femininos
– 15h40, Leiria – Guarda
– 19h40, Alentejo – Leiria

Sub16 masculinos
– 11h40, Guarda – Leiria
– 19h40, Leiria – Açores

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.