Assinar
Ambiente

Já apanhou lixo enquanto caminha? O Plogging Challenge Portugal lança-lhe o desafio

A terceira edição do projeto arranca sábado e há várias ações programadas na região de Leiria nos próximos dias.

O movimento arranca este sábado e prolonga-se até ao final da próxima semana de norte a sul do país

Arranca este sábado a terceira edição do Plogging Challenge Portugal, movimento que desafia os praticantes de caminhadas e corridas a recolher os resíduos que encontram na rua, enquanto praticam exercício físico.

O desafio, lançado pelo projeto Plogging Santa Maria da Feira, decorre de norte a sul do país e estende-se até ao final da próxima semana. Na região estão programadas diversas ações de limpeza abertas ao público.

Dia 15, em Caldas da Rainha

Já este sábado, o projeto #caldassemprelimpa, que visa sensibilizar a população para a importância da limpeza urbana, marca encontro às 14h30 na rotunda da Fonte Luminosa, nas Caldas da Rainha, numa parceria com as Uniões de Freguesias de Nossa Senhora do Pópulo, Coto e São Gregório, e de Santo Onofre e Serra do Bouro, e Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS).

Os interessados podem inscrever-se através do formulário disponível online.

Dia 15, em Óbidos

Também este sábado, mas logo pela manhã, a Junta de Freguesia de Santa Maria, São Pedro e Sobral da Lagoa, no concelho de Óbidos, promove uma caminhada de 5km pela freguesia para recolha de resíduos e para sensibilizar para o devido encaminhamento do lixo.

O encontro está marcado às 9 horas, no largo de Santo António, em A-da-Gorda. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 262 950 555 ou pelo email jfsmaria.pedro.sobral@sapo.pt

Dia 19, em Monte Redondo

Na quarta-feira, dia 19, a vila de Monte Redondo é também palco de uma caminhada ecológica com vertente de jogo/competição, com início às 9 horas no Mercado da Vila. O desafio lançado pelo Colégio Dr. Luís Pereira da Costa e Junta de Freguesia de Monte Redondo e Carreira desafia a população a inscrever equipas, entre quatro a oito elementos, que terão hora e meia para recolher a maior quantidade possível de detritos.

As inscrições podem ser efetuadas online ou na Junta de Freguesia.

Dia 21, na Nazaré

Limpar a Praia Sul da Nazaré enquanto se caminha é o objetivo da iniciativa “Amar o mar”, que decorre esta sexta-feira, dia 21, no âmbito das comemorações do Dia da Terra. O ponto de encontro é na Universidade Sénior da Nazaré, às 9h45. A atividade está integrada no Plano de Ação do Eco-Escolas e as inscrições devem ser feitas através do contacto 262 380 924 ou 967 160 599.

Dia 22, na Marinha Grande

No sábado, dia 22, a Junta de Freguesia da Marinha Grande associa-se ao movimento One Piece After Another e à Decathlon Leiria que organizam uma eco caminhada na zona do parque de merendas do Tremelgo, com o mesmo objetivo.

O encontro tem lugar às 15 horas, e o programa inclui uma aula de yoga, no final, com a professora Solange Sousa. As inscrições também podem ser efetuadas online.

Dia 22, em Caldas da Rainha

Ainda no sábado 22 de abril, a cidade de Caldas da Rainha volta a acolher uma caminhada de 5km pela freguesia para recolha de lixo e caça à beata. A partir das 10 horas, com partida na sede de Junta de Freguesia de Nª Sª do Pópulo, Coto e S. Gregório. As inscrições podem ser efetuadas até dia 21 pelo email ploggingcaldasdarainha@gmail.com.

Dia 22, em Calvaria de Cima

A Junta de Freguesia de Calvaria de Cima, em Porto de Mós, também adere ao desafio no sábado, dia 22, que é também Dia da Terra, com a 1ª edição Plogging Calvaria de Cima, com início às 15 horas, na sede da junta. A organização assegura sacos, luvas e água a todos os participantes.

Dia 23, em Vieira de Leiria

Já para domingo, o Plogging Vieira de Leiria, um dos primeiros grupos de plogging de Portugal, dinamizado por Raul Moreira, prepara também uma ação de limpeza na freguesia.

Mais informações sobre o projeto a nível nacional podem ser obtidas através do email ploggingchallengeportugal@gmail.com.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.