Assinar
Sociedade

Marinha Grande sensibiliza para a prevenção de incêndios

As próximas sessões e ações práticas decorrem nas três freguesias do concelho.

Primeira ação teve lugar este sábado na Moita Foto: CMMG

A primeira ação de sensibilização para a prevenção de incêndios rurais, promovida pelo Serviço Municipal da Proteção Civil da Marinha Grande, decorreu este sábado à tarde no Grupo Desportivo Moitense.

A iniciativa, aberta ao público e de participação gratuita, repete-se nos próximos dias no Pilado, na Marinha Grande, em Vieira de Leiria e na Moita, com sessões de informação e demonstrações práticas.

Esclarecer a população sobre a limpeza de terrenos, gestão de combustíveis e o uso do fogo, nomeadamente como, quando e onde fazer queimadas e queimas de sobrantes da limpeza de terrenos (fogueiras), é o principal objetivo do programa.

Segundo a autarquia, estas ações, destinadas a todos os munícipes, em particular proprietários de terrenos confinantes com áreas edificadas e produtores florestais, contam com a colaboração da Guarda Nacional Republicana, das Polícia de Segurança Pública e das juntas de freguesia da Marinha Grande, Moita e de Vieira de Leiria.

A próxima intervenção decorre na terça-feira, dia 18, às 16h30, no Pilado, com uma ação prática de queimas de sobrantes.

Na quarta-feira, dia 19, uma sessão sobre limpeza de terrenos e uso do fogo tem lugar, entre as 9h30 e as 11 horas, no Mercado Municipal da Marinha Grande.

Novas ações práticas estão agendadas para os dias 27 de abril, às 16h30, no Casal das Raposas (junto à Fonte Helena), em Vieira de Leiria, e 29, às 9h30, na Associação de Produtores Florestais dos Concelhos de Alcobaça e Nazaré (APFCAN), na Moita.

Pedrógão Grande dinamiza sessões sobre Floresta Segura

Também o município de Pedrógão Grande iniciou este domingo um ciclo de sessões de informação no âmbito do programa Floresta Segura 2023, sobre cuidados e precauções a ter com a floresta e divulgação de apoios e subsídios à agricultura.

A próxima sessão tem lugar esta segunda-feira, dia 17, às 9h30, no Mercado Municipal, seguindo-se outras na quinta-feira (20), às 19h30, na Junta de Freguesia da Graça, na sexta (21), às 18 horas, na Associação de Melhoramentos, Cultura e Recreio (AMCR) da Louriceira, no sábado (22), às 17 horas, na Junta de Vila Facaia, na segunda (24), às 18 horas, na AMCR de Derreada Cimeira, e na quinta (27), às 18 horas, na AMCR de Pesos, Vale de Alvares e Tojeira.

Prazo para limpeza de terrenos termina a 30 de abril

Entretanto, a GNR recorda que o prazo para proceder à limpeza dos terrenos termina a 30 de abril, sendo os proprietários a garantir numa faixas de proteção com largura não inferior a 50 metros em torno das edificações ou instalações localizadas em áreas rurais ou florestais.

Quaisquer esclarecimentos podem ser obtidos através da Linha SOS Ambiente e Território, pelo número 808 200 520.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados