Assinar
Cultura

“Poesia da idade do rock” abre Ronda Poética com música de The Legendary Tigerman

Palavras de Cohen, Dylan, Patti Smith ou Laurie Anderson em destaque nesta experiência poético-musical que sobe ao palco do Teatro José Lúcio da Silva na noite desta quinta-feira, 20 de abril.

Poesia em modo rock servida no palco do Teatro José Lúcio da Silva pelo projeto "Estro/Watts"

O rock encontra a poesia no lançamento do festival Ronda Poética, na noite desta quinta-feira, dia 20 de abril (21h30, 10 euros, bilhetes online aqui), com o espetáculo “Estro/Watts – Poesia da idade do rock” no Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria.

Dirigido por Gonçalo Amorim, ator, encenador e diretor artístico do Teatro Experimental do Porto, e Paulo Furtado, músico que é corpo e alma de The Legendary Tigerman, o espetáculo é construído a partir de obra homónima de João de Menezes-Ferreira, através de uma compilação de poesia ligada ao rock, de onde se destacam autores como Bob Dylan, Patti Smith, Johnny Rotten, Leonard Cohen, David Byrne ou Laurie Anderson.

“Tal como a Ilíada’ ou a ‘Odisseia’ – que se sabe terem sido coletâneas de histórias que se iam contando nas praças, de heróis e de guerras, de paixões –, o rock usou a palavra poética para gritar na esfera pública a vida, para convocar todos a falar acerca da morte, da guerra, de amores e desamores, da solidão, das selvas de betão, da experiência da classe trabalhadora e da opressão. Esta dimensão pública, que congrega, que reúne gente à sua volta, contrasta drasticamente com a introspeção que o ato poético tantas vezes exige”, explica-se na sinopse de “Estro/Watts”, que explora essa dualidade, “da palavra rock e da prática poética”, cruzando música com poesia, com elementos de spoken word, de teatro e uma componente de concerto, com música original de The Legendary Tigerman.

Nesta experiência poético-musical que abre o festival de Leiria promete-se um “inusitado exercício de desconstrução”, ao traduzir para português 36 letras de canções da “época dourada” do rock.

A tradução dos poemas e acompanhamento historiográfico é de João de Menezes-Ferreira e a interpretação é de Ana Brandão, Diana Narciso, Hugo Inácio, Iris Cayatte, Pedro Almendra, Pedro Galiza e Susie Filipe, com o músico leiriense Filipe Rocha como artista convidado.

A programação geral de Ronda Poética pode ser consultada aqui, a programação comunitária está disponível aqui. No total são quase 150 atividades.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados

Exclusivo
Poesia