Assinar
Cultura

“Poesia em tempo de guerra” é mote para seis dias de Ronda Poética em Leiria

O objetivo do festival é “através dos poemas, das posições e das conversas”, fazer “pensar melhor esta realidade da guerra”.

O programa foi apresentado esta segunda-feira, 3 de abril. CM Leiria

A resposta que a poesia pode dar à guerra inspira a programação do festival Ronda Poética, que decorre em Leiria entre 20 e 25 de abril, com conversas, música, declamação, apresentação de livros, artes visuais, roteiros literários e iniciativas comunitárias.

“A poesia pode pouco [face à guerra], mas pode dar uma resposta humana, uma resposta sensível e vibrante, ao mesmo tempo, às grandes questões e àquilo que nos dilacera no nosso tempo”, explicou à Lusa o curador da iniciativa, Luís Filipe Castro Mendes, sobre o tema desta edição, “Poesia em tempo de guerra”.

Para o antigo ministro da Cultura, embaixador e também poeta, “a poesia não é um instrumento de ação”.

“Não, a poesia não é uma arma, é uma forma de conhecimento, é uma forma de sensibilização e uma forma de nos fazer pensar”. É essa a motivação da festa que se espalha por Leiria com dezenas de propostas.

Para o curador, o objetivo da Ronda Poética de 2023 é, “através dos poemas, das posições e das conversas”, fazer “pensar melhor esta realidade da guerra” e “mostrar aqueles grandes poemas que reagiram às guerras e que assumiram posições”.

O poema “A paz sem vencedores e sem vencidos”, de Sophia de Mello Breyner, serve de mote. “Aliás, a Sophia de Mello Breyner vai ser a poeta inspiradora, a mentora tutelar desta nossa festa da poesia”, onde se juntam “alguns dos mais relevantes poetas, músicos e atores nacionais”.

As várias mesas-redondas vão refletir sobre “Poesia e guerras coloniais”, “Poesia e guerras civis e interétnicas”, “Poesia e guerras de religião” e “Poesia e guerra na Europa”.

À conversa são chamados os poetas António Carlos Cortez, Rui Lage, José Gardeazabal, João Melo, Zetho Cunha Gonçalves, António Tavares, Regina Guimarães ou Nuno Júdice e haverá poesia dita por Pedro Lamares, André Gago, Luís Lucas ou Manuel Wiborg, entre outros.

A Ronda Poética conta ainda com atuações de Sérgio Godinho, João Paulo Esteves da Silva, Artur Pizarro, Ana Deus e Luca Argel – juntos em “Ruído Vário” – ou Paulo Furtado com Gonçalo Amorim, em “Poesia na Idade do Rock”, no projeto Estro / Watts. O coletivo Lisbon Poetry Orchestra fará uma homenagem a “Os Surrealistas”.

A diversidade é transversal à programação de 2023: entre roteiros literários ou poemas musicados, há até uma conversa entre o Governador do Banco de Portugal, Mário Centeno, e o presidente da Câmara de Leiria.

A par do programa geral, a Ronda Poética leva a poesia à sala de espera do hospital de Leiria, lança um ‘poetry slam’ na prisão com reclusos, funcionários e poetas e vai a dezenas de escolas, lares e jardins-de-infância, numa componente comunitária que congrega 115 iniciativas.

Nestes dias, a poesia chega em múltiplos formatos a museus, teatros, à biblioteca, uma livraria, uma galeria, um mercado, uma antiga igreja e até ao Castelo de Leiria, abraçando os históricos Serões Literários das Cortes, criados há 36 anos e que estão na génese do festival.

“O grande valor adquirido desta Ronda Poética de Leiria é uma grande atenção a levar a poesia às comunidades: às juntas de freguesia, às escolas, à prisão, aos hospitais. Sempre foi uma preocupação. À escala que vejo nesta Ronda Poética, é realmente um caso bastante especial”, sublinhou o curador.

No campo editorial, há os lançamentos de “Aprender a usar a baioneta em tempo de guerra”, a estreia na poesia de António Tavares, vencedor do prémio Leya 2015, de “Perseguição dos dias”, do pintor, arquiteto, músico e poeta José Luís Tinoco, e da sétima edição da revista de poesia Acanto.

Está também anunciada a apresentação de “A vocação suspendida”, de Lauren Mendieta, e de “Flor de fumo e outros poemas”, da afegã Nadia Anjuman, assassinada pelo marido aos 24 anos.

Também as artes plásticas terão lugar, num ateliê de Hirondino Pedro Duarte para miúdos e graúdos. E há também cinema, com a exibição do filme “Sophia de Mello Breyner Andresen”, de João César Monteiro – com conversa a seguir – e um espetáculo multidisciplinar com um título bem apropriado ao tema desta edição: “Poesia para salvar o mundo”.

A programação integral está disponível em https://rondapoetica.cm-leiria.pt.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados

Exclusivo
Poesia