Assinar
Sociedade

Ataque informático: Politécnico garante que não foi roubada informação sensível

A instituição diz também que “até à data não foi formalizado qualquer pedido de resgate”.

O Politécnico de Leiria (IPLeiria) garante que “ainda não foram detetadas quaisquer evidências de que tenha sido roubada informação sensível” na sequência do ataque informático, ocorrido no dia 2.

Num esclarecimento enviado esta tarde à imprensa, reporta-se à informação relativa quer à comunidade estudantil, quer ao funcionamento dos serviços da instituição.

O IPLeiria foi alvo de um ataque informático, na madrugada de 2 de maio, que deixou sem funcionar a rede interna, internet e todos os seus serviços online.

“Por prevenção, após o alerta de ataque cibernauta, foram desligadas todas as plataformas online, incluindo o acesso à internet, tendo esta já sido restabelecida, assim como o acesso ao e-mail”, lê-se no comunicado.

A instituição adianta que “os sistemas internos estão a ser recuperados e encontram-se a ser disponibilizados gradualmente desde o dia de ontem, 11 de maio”. A reposição dos restantes serviços e o acesso à informação deverá acontecer nos próximos dias.

O Politécnico de Leiria garante também que “até à data não foi formalizado qualquer pedido de resgate”.

Na quinta-feira, dia 11, um grupo de “hackers” assumiu a autoria do ataque informático, tendo recorrido ao “ransomware Akira”, um tipo de vírus que “sequestra” dados.

Os alegados cibercriminosos deixaram uma mensagem na “dark web”, uma zona da internet cujos conteúdos estão indisponíveis em operadores comuns.

A instituição diz estar a trabalhar em articulação com as autoridades competentes, nomeadamente o Centro Nacional de Cibersegurança, a Comissão Nacional de Proteção de Dados e a Polícia Judiciária.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados