Assinar
Leiria

Atena vende grupo Cariano que comprou insolvente há menos de dois anos

Após resgatar a empresa da insolvência, o fundo investiu na sua reestruturação 27 milhões de euros, através da conversão de dívida em capital

foto de um camião e de uma grua da empresa Cariano
Cariano, sa

O fundo Atena Equity Partners acaba de alienar o grupo Cariano, menos de dois anos depois da aquisição da empresa de Leiria, que estava insolvente, e após um investimento anunciado de 27 de milhões de euros na sua recuperação.

A empresa especialista no aluguer de gruas para montagens industriais e de torres eólicas estava nas mãos da “private equity” Atena desde final de 2021, que a comprou a um fundo da Explorer Investments, em sede de insolvência.

Agora, segundo notícia o “Jornal de Negócios”, foi adquirida pela EuroTagar, que já terá notificado a Autoridade da Concorrência da aquisição de 100% do grupo Cariano. A transação inclui também a Value Crane, outra empresa do conglomerado de Leiria e surge 20 meses depois da entrada da Atena.

“A Atena Equity Partners chegou a um princípio de acordo com o grupo Tagar para a alienação do grupo Cariano, capitalizando o trabalho de reorganização e reforço da sua sustentabilidade realizado no último ano e meio”, explicou ao jornal uma fonte da Atena Equity Partners.

“O investimento da Atena permitiu à Cariano desenvolver-se e crescer, tendo gerado um forte interesse no mercado. O acordo com o grupo Tagar, que está sujeito à aprovação pela Autoridade da Concorrência, vai permitir manter as competências da empresa em Portugal e alargar os seus horizontes, valorizando os seus colaboradores e criando oportunidades para os clientes”, adiantou.

Após resgatar a Cariano da insolvência, a Atena investiu na reestruturação da empresa 27 milhões de euros, através da conversão de dívida em capital.

O grupo Tagar, especialista no sector eólico, está presente numa dezena de países, na Europa, África e América Latina.

A Cariano, uma empresa com mais de 40 anos, é considerada uma referência no aluguer de gruas para montagens industriais e de torres eólicas, incluindo serviços de transporte especial no mercado ibérico.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.