Assinar
Leiria

Bairro da fábrica de cimentos da Maceira-Liz reabilitado para arrendamento

A assinatura do protocolo acontece durante as cerimónias que assinalam o centenário da fábrica da Maceira-Liz

Joaquim Dâmaso

A Câmara de Leiria e a Secil assinam na quarta-feira, dia 3, um protocolo com vista à reabilitação para arrendamento de imóveis localizados no bairro do pessoal da fábrica de cimentos da Maceira-Liz.

O anúncio da existência de um processo com vista a este acordo foi feito a 15 de setembro do ano passado, na inauguração do evento “A arte, as gentes e o património”.

Na altura, o presidente do Município de Leiria, Gonçalo Lopes, revelou que “estavam a trabalhar há quase um ano”, considerando que “ter um bairro com este potencial, e existir a disponibilidade dele poder ter uma nova dinâmica para receber pessoas, é muito importante”.

O plano de revitalização do bairro, criado há quase cem anos para acolher os trabalhadores da indústria cimenteira, envolve também a Junta de Freguesia da Maceira.

A assinatura do protocolo acontece durante as cerimónias que assinalam o centenário da fábrica da Maceira-Liz, que incluem ainda uma homenagem no mausoléu dos fundadores no Jardim da Memória e uma sessão comemorativa na casa do pessoal.

O bairro do pessoal da fábrica da Maceira-Liz começou a desenhar-se em 1925, com a construção do primeiro alojamento em alvenaria. Tem 71 habitações, com diferentes tipologias – em banda, geminadas e isoladas – e nove edifícios públicos intercalados com os espaços desportivos.

A grande parte das casas está desocupada, o mesmo sucedendo com os edifícios que em tempos davam apoio ao conjunto habitacional, com exceção dos correios e da farmácia.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.